Na vida, os casais ricos muitas vezes não têm filhos. Por mais que se esforcem, não conseguem conceber uma criança. Outros têm muitos filhos, mas dinheiro nenhum, e por mais que trabalhem, não conseguem poupar sequer um cêntimo.
Alguns têm o rosto bonito, mas são baixos e, por mais exercícios que façam, não conseguem aumentar a estatura. Outros têm um corpo elegante, são altos, esbeltos; no entanto, o rosto deixa muito a desejar. Não há cirurgia plástica capaz de os ajudar.
Na vida, dificilmente as coisas são como queremos.
Mas felizmente, isso não é, de maneira alguma, empecilho para a felicidade. É perfeitamente possível ser verdadeiramente feliz, mesmo que as coisas não sejam como queremos e, por isso, existam desconfortos e sofrimentos.
A felicidade genuína que buscamos não depende de “ser ou não ser”, “ter ou não ter”. Pois mesmo “quem é” ou “quem tem”, possui sofrimentos. No entanto, de forma alguma nascemos e estamos vivendo para sofrer. O maior desejo e propósito final de todos os seres humanos é identificar corretamente a causa do sofrimento e solucioná-la definitivamente, nesta vida.
A filosofia budista indica um caminho em que, mesmo que todos os nossos desejos não sejam satisfeitos, mesmo que a ira persista, mesmo que sentimentos detestáveis como a inveja e ciúme venham à tona, é possível obter e sentir uma felicidade verdadeira e inabalável, que não depende de fé ou crença religiosa para existir e perdurar.
No site da ITIMAN publicamos artigos e promovemos workshops e cursos online para explicar todo o conteúdo da filosofia budista, apoiados pelos nossos livros, filmes e vídeos.
CURSO INTRODUTÓRIO DE FILOSOFIA BUDISTA – A NATUREZA DO SER HUMANO
- E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu
- Facebook: Mauro Nakamura
- Instagram: Mauro Nakamura