Blog

  • Home
Post capa nov2022

Há mais de 2600 anos, Buda Shakyamuni (Siddhartha Gautama) já ensinava que para toda e qualquer consequência, com certeza existiu uma causa, que não há nada que aconteça sem causa, por acaso. Isto é explicado em profundidade pelo Princípio da Causalidade (causa e consequência), base de toda a filosofia budista e, também, de uma vida feliz.

Desde que obteve a iluminação de buda, aos 35 anos de idade, até falecer, aos 80 anos, Shakyamuni proferiu palestras para explicar o caminho para a felicidade plena e duradoura, possível nesta vida para todas as pessoas.

A palavra Budismo significa ensinamento de buda, ou seja, refere-se à filosofia transmitida pelo Buda Shakyamuni. Buda não é um nome próprio de uma pessoa, e sim o termo que se refere à pessoa que alcançou o mais alto grau de iluminação (conhecimento).

No Budismo, atingir a iluminação de buda significa descobrir e adquirir o conhecimento pleno da verdade do Universo. Esta verdade universal é o princípio que possibilita a toda e qualquer pessoa, seja ela como for e em qualquer época, ser plenamente feliz nesta vida, propósito da vida de todas as pessoas.

Quando conquistamos a completa compreensão do propósito da vida humana (e isto não tem que ver com fé ou crenças religiosas, pois o essencial é saber de maneira realista e correta acerca da vida e do ser humano), o sentido de viver revela-se com toda a clareza.

O caminho para chegarmos até à resposta definitiva do propósito da vida e a conquista da felicidade absoluta nesta vida é ouvir a filosofia budista para entender, esclarecer as dúvidas sobre quem somos e porque vivemos, e viver cada dia em sintonia com esta filosofia.

Os livros CAUSA E CONSEQUÊNCIA & PORQUE VIVEMOS, juntos, mostram ao leitor que tudo o que fazemos na vida tem um objetivo e valor, e que, por isso, NADA É POR ACASO OU SEM SENTIDO.

São dois livros que inspiram e incentivam as pessoas que sentem um vazio interior inexplicável de que falta algo na vida, que carregam algum tipo de inquietação, angústia ou sofrimento, a darem o primeiro passo em direção à descoberta da verdadeira causa do sofrimento humano e à sua solução definitiva, para que nesta vida possam sentir e vivenciar a felicidade plena e duradoura, propósito da vida de todo e qualquer ser humano.

Os livros PORQUE VIVEMOS – A resposta à questão fulcral da vida, segundo a filosofia budista (de Kentetsu Takamori) e CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia (de Mauro M. Nakamura) foram publicados em Portugal pela Farol, chancela da Penguin Livros, Penguin Bem-estar, e estão à venda nas livrarias físicas e online de Portugal.

mm
Professor de filosofia budista, cultura japonesa e pensamento nipónico, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *