Blog

  • Home
E99107B7-AC0A-46AA-9EA3-6019927F1CB7

No século XIX, na cidade japonesa de Hakata, o templo Mangyo era chefiado pelo monge Shitiri Godjun, conhecido por ser um homem de grande virtude. Certa noite, um ladrão invadiu o templo e ameaçou-o com um punhal: «passe para cá o dinheiro!» Sem perder a calma, o monge fitou o ladrão, que gritou, alarmado: «dê-me o dinheiro, senão mato-o!» 

«O dinheiro está no cofre», respondeu o mestre calmamente. 

De imediato, o ladrão apoderou-se do cofre e virou-se para sair. 

«Espere!»
«O que foi?», perguntou o ladrão, ameaçador. 

O mestre disse gentilmente: «na verdade, esse dinheiro pertence a Buda. Vá até ao salão principal e agradeça-lhe antes de se ir embora.» 

O ladrão obedeceu docilmente: foi ao salão principal, juntou as mãos diante de Buda e foi-se embora.A virtude do monge fez o ladrão agir com cortesia. 

Dias depois, o mestre foi chamado à polícia. Tinham prendido o ladrão. 

«Se o senhor foi roubado, devia ter apresentado queixa.» 

«Não, não me lembro de ter sido roubado.» 

«O senhor pode dizer que não se lembra, mas o ladrão confessou o roubo.» 

«Deve ser engano. De facto, certa noite uma pessoa foi ao templo pedir dinheiro. Entreguei o dinheiro e disse-lhe para agradecer a Buda. Não foi um roubo», respondeu alegremente o mestre ao severo interrogatório policial. 

Tempos depois, o mestre foi informado de que o ladrão tinha cumprido a sua sentença e seria libertado da prisão. E pensou: «devo ter uma ligação com este homem. Estava justamente a precisar de alguém para cuidar das finanças do templo. Vou contratá-lo.» 

O homem ficou tão emocionado que se regenerou completamente e durante o resto da sua vida nunca mais cometeu um único erro. 

(Por Kentetsu Takamori, professor de budismo, autor do livro Porque vivemos e Sementes do coração)

Esta e outras histórias inspiradoras para o nosso desenvolvimento como seres humanos fazem parte do livro Sementes do coração.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Leia também a história Quem desdenha o pequeno, perde o grande, contada pelo professor Kentetsu Takamori.

mm
Professor de budismo e autor de diversos best-sellers sobre filosofia budista, desenvolvimento humano e educação no Japão. Autor do livro "Porque vivemos".

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *