Blog

  • Home
Fundação Japão dez2022

Filmes anime de Hideaki Oba e Kentetsu Takamori, comentados por Mauro M. Nakamura, professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN – Associação Editorial Luso-Japonesa de Desenvolvimento Humano e diretor internacional da Ichimannendo Publishing – Japan. 

Em parceria com a Fundação Oriente e Museu do Oriente de Lisboa.

10 Dez (sábado) | 15h00 | TANNISHO – Mesmo num mundo de diversidades, somos todos iguais [2019 | 97’] 

Japão, período Kamakura, início dos anos 1200. Nascido numa família pobre de agricultores, Heijiro é sábio e inteligente e, ainda adolescente, deixa a sua cidade natal em busca dos ensinamentos da filosofia budista do respeitado Mestre Shinran (1173-1262). Acompanhando a jornada de crescimento interior e aprendizagem de Hejiro, este filme aborda grandes questões existenciais, entre as quais: como é possível que “num mundo de diversidade, somos todos iguais?”, o que é uma “pessoa boa”?, o que é uma “pessoa má”?, o que distingue “boas acções de “más acções”? 

Baseado em factos históricos, o filme Tannisho é uma produção nipónica inspirada no livro Tannisho o hiraku, um dos best-sellers de Kentetsu Takamori, no Japão.

11 Dez (domingo) | 15h00 | NAZE IKIRU – Porque Vivemos [2017 | 86’]

No Japão do século XV, o jovem camponês Ryoken perde a esposa grávida num acidente. Revoltado contra o mundo, Ryoken entra em contacto com os ensinamentos do Mestre Rennyo. Acompanhando a trajectória de transformação de Ryoken e a vida do Mestre Rennyo, o filme reflecte sobre a condição humana, a vida e a morte, felicidade e sofrimento, gratidão, compaixão e sabedoria. 

Inspirado no livro Porque Vivemos, de Kentetsu Takamori, o filme é baseado em factos reais e aborda reflexões filosóficas sobre a vida e o ser humano, tendo como pano de fundo a história do budismo no Japão, há mais de 500 anos.

Antes e após a exibição de cada filme, o professor Mauro M. Nakamura fará a apresentação dos livros relacionados aos filmes e a explicação dos seus conteúdos mais relevantes. 

Convidamos todas as pessoas interessadas em ouvir, conversar e aprender sobre as explicações da filosofia budista a respeito do ser humano e da vida. 

Venha participar!

10 E 11 DE DEZEMBRO

15h00

FUNDAÇÃO ORIENTE

Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte)

1350-352 Lisboa

ENTRADA LIVRE, SUJEITA À LOTAÇÃO DO ESPAÇO. 

INFORMAÇÕES

E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu

WhatsApp: +351 91 219 1900

mm
Formada por pessoas simples mas com um coração enorme, que desejam partilhar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, cada um dentro da sua área de especialidade e do caminho percorrido até os dias atuais, mas todos com um único objetivo: eliminar o sofrimento humano e proporcionar a felicidade plena nesta vida, propósito da vida de todas as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *