Blog

  • Home
ACD5C6AB-AA62-4C57-836D-CA777618B530

De onde vem a força para iniciar um ciclo positivo de desenvolvimento como seres humanos e que dá origem à postura proativa, corajosa e honesta consigo mesmo?

A filosofia budista, a partir do seu ensinamento básico, o Princípio da Causalidade (causa e consequência), mostra que tudo tem início no seguinte sentimento: 

Mais importante do que pensar se «somos capazes ou não», o essencial para qualquer ser humano é a vontade sincera e humilde de querer progredir, de querer melhorar: mais do que ontem, hoje; mais do que hoje, amanhã. Mesmo que seja para avançar meio passo apenas. 

Neste processo, não importa se vamos demorar mais tempo do que as outras pessoas. Afinal, nós somos seres únicos e diferentes, com habilidades e capacidades distintas. 

Alguns aprendem mais depressa, talvez. Mas o mais nobre é cada um evoluir a cada dia, tornar-se melhor ser humano hoje, em comparação ao que foi ontem. E pensar no que precisamos de fazer hoje, para ser ainda melhor amanhã. Temos de focar a nossa atenção no nosso eu. 

Leia sobre outros temas relevantes ao nosso desenvolvimento como seres humanos nos livros CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia e PORQUE VIVEMOS – A resposta à questão fulcral da vida, segundo a filosofia budista.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.