Blog

  • Home
Foto-O desejo de ser feliz é inerente ao ser humano

Não há ninguém nesse mundo que viva para sofrer. Todos, sem exceção, vivem em busca da felicidade. Mas, por que, embora se esforcem, as pessoas não conseguem ser felizes? 

Vivemos numa sociedade materialista, onde as pessoas são educadas e formadas para sentir a felicidade por meio de ganhos materiais e se esquecem de si mesmas. 

Nos últimos 50 anos, a humanidade conheceu um avanço científico e tecnológico jamais visto, proporcionando uma vida de conforto e bem-estar. Mas, também nos mostrou o outro lado da moeda, ou seja, que a causa do sofrimento humano não está na falta de bens materiais ou de uma vida mais confortável. Embora muito importantes para se viver, dinheiro, bens e conforto não são suficientes para proporcionar a verdadeira felicidade. 

A chave para a felicidade não está fora, mas dentro de cada um de nós. Por mais que a sociedade mude, ainda assim, o ser humano continuará sentindo que falta um algo mais para se considerar plenamente feliz.

Voltar os olhos para si e redirecionar a forma de pensar e agir. Aqui começa o caminho que nos conduzirá a um mundo novo e feliz. O budismo ensina que o segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros. 

Vamos refletir e agir pela nossa própria felicidade e pelo bem-estar das pessoas. Este é o caminho do altruísmo, da relação ganha-ganha, que nos conduzirá ao mundo em que existe a autêntica igualdade, que não significa apenas ausência de diferenças, mas está relacionado a uma felicidade única e plena, possível de ser alcançada e vivenciada por qualquer pessoa deste mundo, sem discriminações de qualquer natureza.

Leia mais sobre este assunto no artigo “Somos todos iguais” e no livro “Porque Vivemos”, de Kentetsu Takamori.

Dúvidas ou perguntas sobre o conteúdo deste artigo podem ser enviadas para

Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

Mauro Nakamura
Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *