Blog

  • Home
PT 2020.04.08 (1)

Este episódio aconteceu há mais de 2600 anos, na Índia, quando Buda Shakyamuni e seus discípulos andavam de casa em casa, recolhendo doações e transmitindo a virtude da prática do bem.

Ao ver o grupo de Shakyamuni, um dos lavradores que descansava após o almoço, disse em tom de ironia:

“Por que não trabalha e cultiva a terra para produzir alimentos para a população, como nós fazemos, ao invés de apenas andar e pedir donativos?”

Buda respondeu calmamente:

“Nós também somos lavradores e trabalhamos.”

Surpreendido pela resposta inusitada, o agricultor perguntou:

“Então diga-me, onde está o seu trator agrícola? Onde está a enxada? E a semente? E os frutos?

E, novamente com serenidade, Shakyamuni explicou:

 “Cultivamos a “terra” do coração das pessoas, com o “trator” que se chama paciência ou perseverança. Com a “enxada” da diligência, plantamos a “semente” da felicidade para que as pessoas possam colher seus “frutos”, com uma vida verdadeiramente feliz.  

Aos 35 anos, Buda Shakyamuni (Siddhartha Gautama), atingiu o grau supremo de iluminação, o grau de buda, e descobriu o caminho que faz florescer a felicidade absoluta no coração de todo e qualquer ser humano. Até os 80 anos, quando faleceu, transmitiu a filosofia ou ensinamento que hoje, chamamos de Budismo.

Maior que a terra infértil, é a dificuldade de cultivar o coração das pessoas.

Buda Shakyamuni

A partir dos nossos textos, artigos, livros, vídeos, filmes, workshops, projetos sociais e cursos, desejamos contribuir para que as pessoas possam cultivar a felicidade no coração e viver em pleno. 

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *