Blog

  • Home
IMG_4871

Transmitida na Índia, há mais de 2600 anos pelo Buda Shakyamuni, a Filosofia Budista ensina, de maneira profunda e realista, qual a natureza do ser humano e indica o caminho para a felicidade plena e duradoura de todas as pessoas, exatamente como elas são, sem qualquer tipo de distinção entre raças, culturas, idiomas, crenças ou géneros.

Todo o ensinamento está baseado no Princípio da Causalidade, que diz que, para uma consequência existir, são necessárias uma causa e uma condição. Da mesma forma que, para colhermos trigo precisamos de ter a semente e as condições propícias para que ela germine e se desenvolva até produzir o fruto desejado, para alcançarmos a felicidade nesta vida, são necessárias condições para que isso seja possível.

Uma das condições para a felicidade humana, é o nosso planeta, que é a casa na qual vivemos.

Cuidar e preservar o meio ambiente é garantir que teremos boas condições para obtermos a felicidade, não apenas para nós, mas também para as futuras gerações.

Por isso, o Budismo ensina que pensar e cuidar das questões ecológicas são boas ações que podemos praticar, não apenas para nós mesmos, mas para toda a humanidade, do presente e do futuro.

O conteúdo acima é o resumo do que foi apresentado pelo Prof. Mauro Nakamura no evento “O olhar plural das diversas filosofias e religiões sobre as questões ecológicas”, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, no dia 6 de dezembro de 2019, como parte do Plano Municipal para a Integração de Migrantes, do Concelho de Guimarães.

A partir da parceria com as Câmaras Municipais em projetos como este, a Itiman pretende contribuir para a construção de uma sociedade mais humana, saudável e feliz.

Conheça os projetos sociais desenvolvidos pela Itiman e saiba como participar, aprender e crescer juntamente connosco:

Mauro Nakamura
Presidente da Itiman, professor de Budismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *