Algumas pessoas podem questionar como é possível alguém conhecer os mundos do passado e do futuro. Segundo a filosofia budista, como o presente engloba tanto o passado como o futuro, ver o presente com clareza é conhecer todo o passado e todo o futuro de uma vez.
O presente é, de facto, a chave que destranca o passado e o futuro.
A história a seguir, relatada no livro “Porque Vivemos”, de Kentetsu Takamori, ilustra a relação entre presente e futuro.
Um homem culto chegou à cidade para fazer uma palestra sobre os males da bebida alcoólica e pregar a sabedoria da abstinência. Um cidadão apaixonado por bebidas alcoólicas entrou no salão da palestra, indignado com o facto de alguém poder inibir um dos maiores prazeres da vida. Contudo, quanto mais ele ouvia, mais aprendia, e aos poucos, mesmo contra a sua vontade, foi conquistado e decidiu parar de beber.
Quando a palestra terminou, dirigiu-se ao palestrante, contou-lhe toda a sua história e pediu que ele escrevesse uma mensagem para comemorar sua decisão.
— O que devo escrever? — perguntou o palestrante.
— Que tal «sem beber até ao fim da minha vida»? — sugeriu o cidadão.
— Parece duro demais. Por que não «até ao fim do dia»?
Sem poder acreditar no que ouvia, o homem inclinou-se para ter a certeza de que tinha ouvido bem.
— Só por hoje? Acha que basta?
— Claro. Desista de beber só por hoje. Isso basta.
O homem levou para casa o papel com as palavras «Sem beber só por hoje» e pregou-o na parede. Depois pegou no relógio e aguardou ansiosamente a chegada do dia seguinte.
Quando anoiteceu, pegou num grande jarro de vinho, colocou-o mais perto de si e esperou. Assim que bateu a meia-noite, ele ergueu o jarro, pronto para tomar um grande gole da bebida e olhou para a parede. E foi invadido por uma onda de frustração.
— Ah, não! — exclamou. — «Sem beber só por hoje», outra vez!
De facto, «só por hoje» quer dizer o mesmo que «até ao fim da minha vida». O homem entendeu esta verdade e nunca mais bebeu.
Quando «este ano terminar», será «este ano» outra vez. Quando «hoje» terminar, será «hoje» outra vez. O tempo expande-se de eras passadas para um futuro sem fim, uma sucessão infinita de momentos no presente: «agora», «agora», «agora»…
Como o momento presente abarca o passado eterno e o futuro eterno, muitos filósofos e pensadores falaram dele como o «eterno agora».
A filosofia budista ensina o “viver o momento presente em pleno” há mais de 2600 anos. Por isso, o Budismo enfatiza a necessidade de saber quem e como somos hoje, no presente. “Viver o momento presente”, no seu sentido original, correto e mais profundo, significa ter plena consciência das ações que praticamos no momento presente, principalmente no que diz respeito à natureza e qualidade: se são boas ou más ações.
Leia mais sobre este assunto no livro CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia.