Para todos os acontecimentos da nossa vida, sejam eles felizes ou infelizes, houve uma “causa” anterior. Não há nada neste mundo que aconteça por acaso, ou seja, sem nenhuma “causa”. Esta “causa” refere-se às ações que viemos praticando até hoje, ao longo de toda a nossa existência. Essas ações também são chamadas de “carma”, no budismo.
Esta relação de causa e consequência da nossa vida é explicada minuciosamente pelo Princípio da Causalidade, fundamento básico de toda a filosofia budista. A partir de um entendimento mais profundo do Princípio da Causalidade poderemos compreender melhor porque determinados factos acontecem na nossa vida e de que maneira o nosso destino é criado e construído.
Por esta razão, o Princípio da Causalidade não é apenas o ensinamento base do budismo, mas, também, o alicerce para a construção de uma vida verdadeiramente saudável, prazerosa e plena, com a felicidade genuína e duradoura que todos nós almejamos.
Saiba mais sobre a relação de causa e consequência da vida no vídeo abaixo e nas aulas do Curso Introdutório de Filosofia Budista – A natureza do ser humano e o propósito da vida.
- E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu
- Facebook: Mauro Nakamura
- Instagram: Mauro Nakamura