Blog

  • Home
CICLO DE PALESTRAS #3

SABEDORIA pode ser definida como a capacidade de ver e saber o futuro. 

Os melhores jogadores de xadrez são capazes de prever vinte ou trinta movimentos adiante, enquanto que os mais inexperientes não conseguem ver sequer uma jogada à frente, porque lhes falta sabedoria.

Quem não gostaria de saber o futuro?O sábio, num jogo de xadrez, é o jogador hábil em vencer. Mas o que significa ser sábio na vida? 

No livro Porque Vivemos (Farol, Penguin Random House), o professor Kentetsu Takamori responde a esta pergunta com as seguintes palavras de Rennyo (1415–1499), grande mestre budista japonês:

“Mesmo que conheça os 80 000 ensinamentos do Buda, quem nada sabe sobre o mundo que virá após a morte é um tolo. Mesmo um analfabeto, que não sabe ler nem escrever, se conhecer o mundo após a morte, será um sábio.”

MESTRE Rennyo (1415–1499), JAPÃO

Qual é o significado profundo destas palavras? 

A filosofia budista explica que a questão mais importante para todos os seres humanos, a solução definitiva do sofrimento e a verdadeira felicidade nesta vida, está intimamente relacionada com a «solução» do futuro que com certeza virá para toda a humanidade: a questão crucial do nascimento e morte, ou mundo após a morte.

Venha participar do ciclo de palestras #3 e ouvir essas explicações!

PROFESSOR: Mauro M. Nakamura
Neto de japoneses que emigraram ao Brasil, Mauro M. Nakamura é professor de filosofia budista e cultura japonesa, autor do livro CAUSA E CONSEQUENCIA — Filosofia budista para o dia a dia, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN — Associação Editorial Luso-Japonesa de Desenvolvimento Humano. É diretor internacional da Ichimannendo Publishing — Japan.Obteve a licenciatura em Engenharia de Produção (1996) e mestrado em Gestão de Pequenas Empresas (2000), pela Universidade de São Paulo. Em 2009, formou-se como professor de filosofia budista pelo Instituto Kenshin Gakuin, no Japão.

DATA E HORÁRIO 
21 de maio de 2022 (sábado)
15h30 às 17h30

LOCAL
SITIO Work Visconde
Rua Visconde de Santarém 73 A – Lisboa
(próximo à estação de metro Saldanha)

COMO FAZER A INSCRIÇÃO
Se já possui o livro-texto PORQUE VIVEMOS – A resposta à questão fulcral da vida, segundo a filosofia budista (de Kentetsu Takamori, Penguim Random House), poderá fazer a inscrição e participar com um donativo no valor de 15€.Se deseja adquirir o livro-texto PORQUE VIVEMOS, poderá fazer a inscrição com um donativo no valor de 30€ e receber o livro no dia e local da palestra. 

O donativo pode ser feito por MBWay (+351 91 219 1900) ou transferência bancária (IBAN PT50 0023 0000 4553 5874 1959 4).

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES
E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu
WhatsApp: +351 91 219 1900 (Mauro M. Nakamura)
Site: https://www.itiman.eu

Leia as páginas iniciais do livro

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Onde adquirir o livro:

mm
Professor de filosofia budista, cultura japonesa e pensamento nipónico, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *