Pensar que a vida é longa nos faz desperdiçar o tempo. No entanto, a consciência de que ela é de facto curta e efémera, nos incentiva a ser extremamente cuidadosos na escolha do que fazer em cada momento.
No Grande Sutra da Vida Infinita, um dos principais textos budistas, podemos ler as seguintes palavras: “As pessoas, nesta vida, são superficiais e todos lutam por coisas que não são urgentes”.
Por outras palavras, isto significa: “Completamente concentradas apenas no que está diante dos olhos, nas questões relacionadas ao bem-estar e alegrias quotidianas, elas não se dão conta do propósito essencial da vida: saber corretamente e eliminar em definitivo a causa básica do sofrimento humano, para obter a felicidade plena, nesta vida.
Esta é a mensagem da filosofia budista transmitida pelo Buda Shakyamuni, há mais de 2600 anos, mas que continua a ecoar nos tempos atuais.
Leia mais sobre este tema no livro CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia e nos cursos online sobre os conteúdos do livro.
- E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu
- Facebook: Mauro Nakamura
- Instagram: Mauro Nakamura