Blog

  • Home
4F85829A-72E7-4691-96A2-263D56204BFC

Pensar que a vida é longa nos faz desperdiçar o tempo. No entanto, a consciência de que ela é de facto curta e efémera, nos incentiva a ser extremamente cuidadosos na escolha do que fazer em cada momento. 

No Grande Sutra da Vida Infinita, um dos principais textos budistas, podemos ler as seguintes palavras: “As pessoas, nesta vida, são superficiais e todos lutam por coisas que não são urgentes”. 

Por outras palavras, isto significa: “Completamente concentradas apenas no que está diante dos olhos, nas questões relacionadas ao bem-estar e alegrias quotidianas, elas não se dão conta do propósito essencial da vida: saber corretamente e eliminar em definitivo a causa básica do sofrimento humano, para obter a felicidade plena, nesta vida. 

Esta é a mensagem da filosofia budista transmitida pelo Buda Shakyamuni, há mais de 2600 anos, mas que continua a ecoar nos tempos atuais.

Leia mais sobre este tema no livro CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia e nos cursos online sobre os conteúdos do livro.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *