Blog

  • Home
wine-barrel-4881126_1920

Numa noite, um rato caiu dentro de um barril. No início, ele tentou valentemente saltar para fora do mesmo, mas o barril era muito profundo e os seus esforços eram inúteis.

De seguida, ele tentou roer um buraco no barril, porém, a madeira era demasiado dura e grossa para os seus dentes. Já quase a desistir, procurou desesperadamente outro ponto no barril e tentou roer de novo, mas o resultado foi o mesmo.

Uma vez mais, tentou roer noutro ponto. A madeira era dura e impenetrável e não cedia a nenhum dos seus esforços.

Depois de roer em vão a noite inteira, já quase de manhã, cansado de corpo e espírito, o ratinho desmaiou e morreu. Se tivesse roído sempre no mesmo sítio, tinha conseguido abrir um buraco e fugido.

(Conto do livro “Educar com sabedoria”, de Kentetsu Takamori)

O mundo está cheio de pessoas que vivem situações muito semelhantes à deste ratinho. Quando não têm sucesso num trabalho, por exemplo, procuram outro; e, quando voltam a não ter sucesso nesse, procuram outro novamente.

Por vezes, pode faltar-nos a determinação e a força de vontade que nos podem levar à realização dos nossos desejos. O desânimo e a vulnerabilidade, no entanto, fazem parte da natureza do ser humano. E não é vergonha alguma reconhecer esta realidade. Mas é preciso dar um passo adiante.

Manter o rumo com determinação é difícil. Exige uma vontade de ferro e esforços constantes. Porém, quanto mais hesitarmos, mais iremos desperdiçar os esforços que fazemos na vida.

Se percebermos que é isso que está a acontecer, o melhor a fazer é ponderar com cuidado as opções que temos e conduzi-las com um esforço firme. Um comboio na hora de ponta parece tão cheio que seria impossível que entrassem mais passageiros. Porém, quando as pessoas se tentam movimentar mais para o fundo das carruagens, é sempre possível encontrar um pouco mais de espaço. Ninguém deve ficar desesperado porque é difícil entrar.

Tal como diz o conhecido ditado: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.”

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

Mauro Nakamura
Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *