Blog

  • Home
wine-barrel-4881126_1920

Numa noite, um rato caiu dentro de um barril. No início, ele tentou valentemente saltar para fora do mesmo, mas o barril era muito profundo e os seus esforços eram inúteis.

De seguida, ele tentou roer um buraco no barril, porém, a madeira era demasiado dura e grossa para os seus dentes. Já quase a desistir, procurou desesperadamente outro ponto no barril e tentou roer de novo, mas o resultado foi o mesmo.

Uma vez mais, tentou roer noutro ponto. A madeira era dura e impenetrável e não cedia a nenhum dos seus esforços.

Depois de roer em vão a noite inteira, já quase de manhã, cansado de corpo e espírito, o ratinho desmaiou e morreu. Se tivesse roído sempre no mesmo sítio, tinha conseguido abrir um buraco e fugido.

(Conto do livro “Educar com sabedoria”, de Kentetsu Takamori)

O mundo está cheio de pessoas que vivem situações muito semelhantes à deste ratinho. Quando não têm sucesso num trabalho, por exemplo, procuram outro; e, quando voltam a não ter sucesso nesse, procuram outro novamente.

Por vezes, pode faltar-nos a determinação e a força de vontade que nos podem levar à realização dos nossos desejos. O desânimo e a vulnerabilidade, no entanto, fazem parte da natureza do ser humano. E não é vergonha alguma reconhecer esta realidade. Mas é preciso dar um passo adiante.

Manter o rumo com determinação é difícil. Exige uma vontade de ferro e esforços constantes. Porém, quanto mais hesitarmos, mais iremos desperdiçar os esforços que fazemos na vida.

Se percebermos que é isso que está a acontecer, o melhor a fazer é ponderar com cuidado as opções que temos e conduzi-las com um esforço firme. Um comboio na hora de ponta parece tão cheio que seria impossível que entrassem mais passageiros. Porém, quando as pessoas se tentam movimentar mais para o fundo das carruagens, é sempre possível encontrar um pouco mais de espaço. Ninguém deve ficar desesperado porque é difícil entrar.

Tal como diz o conhecido ditado: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.”

mm
Professor de filosofia budista, cultura japonesa e pensamento nipónico, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *