Desde que nasceu, minha filha sofria de um severo eczema na pele. Seu rosto inflamava e ficava vermelho todas as vezes que coçava as mãos e os pés a ponto de sangrar. Levei a vários dermatologistas, mas o diagnóstico era sempre o mesmo. Os médicos a examinavam rapidamente, mal olhavam para mim e diziam:
— Ela tem dermatite atópica. Passe pomada.
A sensação de desolamento e os remédios sem efeito me deixavam exasperada. Cheguei até a pensar que o problema era hereditário e que a causa estava em mim. Isso me fazia sentir culpada e não conseguia conter as lágrimas todas as vezes que a criança se punha a coçar.
Porém, aconteceu no dia do exame médico de 1 ano.
— Acho que minha filha tem dermatite atópica, coça muito e sofre…, — foi o que consegui dizer e me calei. O médico respondeu com voz calma e um sorriso no rosto.
— Imagino o trabalho que a senhora teve para criá-la até hoje. Mas ela é uma menina feliz por ter uma mãe tão dedicada, e cresceu bem. Meu filho também teve um eczema severo, mas agora está curado. Sua filha não tem dermatite atópica. Ela é saudável.
A tensão que me sufocava dissipou e em seu lugar, lágrimas rolaram sem parar.
Logo, ela completará 4 anos. Conforme disse o médico, apesar da pele delicada, ela está curada.
Habilmente, o médico diagnosticou a minha filha e prescreveu para nós duas o remédio mais incrível do mundo. Até hoje, sou profundamente grata àquele médico que, acima de tudo, soube compreender e diagnosticar corretamente a causa do meu sofrimento e o de minha filha.
Este é um relato real de uma das nossas leitoras.
A ITIMAN – Associação Editorial Luso-Japonesa de Desenvolvimento Humano é formada por sua equipa, seus autores, grupo de colaboradores, alunos e leitores. São pessoas simples mas com um coração enorme, que desejam partilhar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, cada um dentro da sua área de especialidade e do caminho percorrido até os dias atuais, mas todos com um único objetivo: contribuir para eliminar a causa básica do sofrimento humano e proporcionar a felicidade plena nesta vida, propósito da vida de todas as pessoas.