Blog

  • Home
EF3DF1D4-28F8-4F67-95C0-F480B0A7FB67

O ideograma japonês para a palavra «comer» é composto por dois caracteres: «pessoa» e «aperfeiçoar». Pelo significado do ideograma podemos deduzir que não faz sentido comer, se, enquanto vivermos, não nos aperfeiçoarmos, mesmo que seja apenas um pouco (Kentetsu Takamori, autor do livro “Porque vivemos”).

Como podemos melhorar a cada dia?

A filosofia budista ensina, a partir do Princípio da Causalidade (causa e consequência), que toda a semente plantada certamente germinará, produzindo frutos que retornarão para nós mesmos. E que, por isso, nenhum esforço feito será em vão. 

Todas as ações que praticamos no passado contribuíram para a construção do momento presente que vivemos, o dia de hoje. Da mesma maneira, as nossas ações de hoje vão construir o dia de amanhã e todo o futuro que virá até às nossas vidas. 

Se não semearmos, jamais colheremos os frutos. Sem plantar as sementes da felicidade, não será possível avançar em direção à felicidade nesta vida. Portanto, devemos concentrar-nos em plantar as sementes, para depois pensar na colheita. 

Leia outros textos e saiba mais sobre este assunto no livro Causa e Consequência.

mm
Professor de filosofia budista, cultura japonesa e pensamento nipónico, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *