Blog

  • Home
0A0AAA60-2A9D-4473-B868-AD98A8C26D4A

Um homem tolo foi convidado por um amigo à festa de inauguração de sua nova casa de três andares. Ficou maravilhado com o tamanho da construção, pois prédios de três andares eram raridade ali. O amigo lhe falou com orgulho da vista que tinha do terceiro andar, e o homem ficou deslumbrado quando a viu.

Resolveu que também teria uma casa assim e foi direto ao pedreiro da aldeia. “Construa para mim uma casa de três andares imediatamente”, instruiu. Como tinha recebido uma herança do pai, era o homem mais rico da aldeia. Dinheiro não era problema. Impaciente e tolo, logo depois ele foi ver como estavam indo as obras, esperando que a casa estivesse quase pronta.

Encontrou uma grande equipe de operários trabalhando no alicerce, cavando um grande buraco no chão. Quando viu o que estavam fazendo, reuniu todos e começou a protestar. “O que está acontecendo aqui? Pedi uma casa de três andares com uma vista e vocês estão cavando um buraco no chão!”

O mestre de obras respondeu: “Bem, meu senhor, uma boa fundação é importante porque senão o terceiro andar pode ficar desequilibrado. Quando terminarmos isto aqui, vamos fazer o primeiro andar, depois o segundo”.

O homem tolo protestou indignado: “Quem disse que eu pedi para construir um primeiro e um segundo andar? Não! Eu só quero o terceiro andar! Então vamos logo e construam o que eu pedi!”. Ao escutarem isso, os pedreiros trocaram olhares e caíram na gargalhada.

Muita gente quer apenas um terceiro andar com uma bela vista, sem prestar atenção no alicerce necessário para a construção, e, quando não conseguem nada, reclamam, choram, e ficam furiosos. (História de Kentetsu Takamori, autor do livro “Porque vivenmos”)

O alicerce da nossa vida é construído dia a dia, a cada ação que praticamos com o corpo, a boca e, principalmente com a mente. E cada ação que praticamos, mesmo pequena como um pensamento, tem uma força muito maior do que podemos imaginar.

Saiba mais sobre este importante assunto nos artigos e vídeos do site da ITIMAN.

mm
Professor de filosofia budista, cultura japonesa e pensamento nipónico, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *