A cidade de Osaka, no Japão, é apaixonada por comida. Lá há um famoso restaurante de sobá (noodles). O dono, um hábil empresário, quando viaja, faz questão de passar sempre noutros restaurantes para experimentar novas receitas.
Ele pede detalhes sobre os ingredientes do macarrão, do molho de soja e do caldo. Ao voltar a Osaka, compara cuidadosamente a sua maneira de preparar o macarrão com a de outras pessoas, sem poupar esforços para aperfeiçoar o produto que vende.
Um dia, um cliente veio de longe ao seu restaurante, atraído pela sua fama. Quando entrou, encontrou o proprietário cerimoniosamente sentado ao balcão. Para surpresa do cliente, antes de servir cada tigela, a empregada de mesa apresentava o prato ao proprietário, que experimentava a comida e dava o seu veredicto. Ele vivia segundo um princípio inabalável: nenhum cliente seu seria servido com comida abaixo do padrão por ele estabelecido.
Perante a demonstração de absoluto compromisso com a qualidade, o cliente encheu-se de admiração. Ele percebeu que a fama por excelência não vem por acaso. Nem acontece do dia para a noite. (História do livro “Um caminho de flores”, de Kentetsu Takamori)
A semente plantada certamente germinará, mas o que não for semeado jamais crescerá: esta é uma sólida verdade universal, que nenhuma pessoa é capaz de negar, discordar ou contrariar.
Sem uma causa, nenhum efeito se produzirá. Todo o êxito e toda a glória não são nada mais do que o resultado do esforço e da dedicação de cada um.
Os vídeos abaixo contém explicações introdutórias sobre o Princípio da Causalidade, que relaciona as causas e consequências da nossa vida.