Blog

  • Home
938987A4-B9D8-425E-B164-494074895BD8

Os nossos sonhos atuais são as sementes que vão germinar e construir as realidades futuras que viveremos. Este futuro pode ser a nossa vida daqui a 10 anos, o próximo ano, o dia seguinte ou o próximo momento. Cada ação que praticamos hoje com o corpo, com a boca e, principalmente, com a mente, geram o mundo no qual viveremos amanhã. 

Quanto maior o objetivo que se deseja atingir, mais importante é lembrar que nada pode ser obtido sem determinação. Ao mesmo tempo, muitas vezes as pessoas querem alcançar um objetivo às pressas e se esquecem de suas limitações. Ficam exaustas e perdem o rumo. E, como resultado, obtêm exatamente o contrário do que pretendiam. Para tudo, é necessário ter sonhos, mas é preciso também estabelecer metas, esforçar e perseverar, sempre. E nunca desistir de um sonho que nos fará feliz.

Uma história sobre Siddhartha Gautama (Buda Shakyamuni), que ao compreender profundamente a transitoriedade da vida, saiu de seu rico palácio para procurar a verdadeira felicidade nas montanhas, é um exemplo inspirador.

Certo dia, Siddhartha viu um esquilo à beira de um lago, molhando repetidamente a cauda na água. Como achou estranho aquele comportamento, perguntou ao esquilo o que estava fazendo. 

“Quero esvaziar o lago com meu rabo”, foi a resposta surpreendente. 

“Você acha que retirando a água, gota a gota, com o seu rabinho, vai conseguir esvaziar esse lago imenso? Isso vai levar séculos!”, exclamou Siddhartha.

“Isso mesmo”, replicou o esquilo. “Mesmo assim, não tenho a menor intenção de desistir, mesmo depois de cinco ou seis anos. Por mais tempo que leve, estou decidido a continuar até conseguir o meu grande desejo.” 

Inspirado pela determinação do esquilo, Siddhartha disse a si mesmo: “Eu também tenho um grande desejo, não menos grandioso que o do esquilo. Por mais tempo que leve, não vou desistir até alcançar meu objetivo”. Continuou sua busca e finalmente atingiu a iluminação suprema, o grau de buda. (Conto de Kentetsu Takamori, autor do livro “Porque vivemos”)

Quanto mais importante o objetivo, mais crucial é o ato de olhar onde se está pisando e prosseguir com cautela mas sempre com perseverança, passo a passo.

O maior sonho de qualquer ser humano, com certeza, é sentir a autêntica e plena felicidade nesta vida. Para isso, sonhar é preciso, pois é o sonho que nos move para plantar agora as sementes da felicidade, e viver não apenas o presente, mas também um futuro de plena alegria e satisfação duradoura.

Saiba mais sobre este assunto e outros temas da filosofia budista, que explicam a nossa vida e o ser humano, no livro CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia e no Curso online BOAS AÇÕES QUE QUALQUER PESSOA PODE PRATICAR NO DIA A DIA, oferecido a todos os leitores do livro.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *