Blog

  • Home
38273D70-DBE7-4A8E-B3DA-B2CF4250AB04

Os nossos antepassados também passaram pelas dificuldades e pelos sofrimentos que enfrentamos hoje. Estudar as causas do êxito ou do fracasso, do sofrimento ou da felicidade daqueles que viveram no passado e refletir sobre isso ajuda-nos a levar uma vida melhor e feliz. 

A verdadeira felicidade vem da qualidade das ações que praticamos no dia a dia. Boas sementes produzem frutos bons; más sementes, frutos maus; quem semeia colhe os frutos. De uma semente de abóbora jamais nascerá uma beringela. Apenas as sementes que forem plantadas nascerão. Há resultados que surgem de imediato, outros que demoram dezenas de anos, e outros ainda que aparecem apenas na vida futura. O tempo da colheita varia de uma semente para outra, mas o resultado nunca deixa de aparecer. 

A pessoa que ouve, estuda e percorre o caminho do Budismo, a partir do seu ensinamento básico do Princípio da Causalidade, empenha-se numa busca consciente porque tem uma convicção nesta relação de causa e consequência, que não depende em nada das oscilações da subjetividade. 

Talvez se possa dizer que uma virtude importante que nos falta hoje em dia é o esforço. Muitos buscam o que é fácil e acomodam-se no que lhes convém, da mesma forma que a água escorre sem dificuldade sempre para um nível mais baixo. Visam apenas o resultado, sonhando alcançar muito ganho com pouco esforço. 

Uma infinidade de escolas e faculdades enfatiza a aquisição de conhecimentos, mas a formação e o desenvolvimento das pessoas como seres humanos acabam esquecidos ou colocados em segundo plano.

«A semente plantada certamente germinará, mas o que não for semeado jamais crescerá»: esta é uma sólida lição que os antigos nos ensinam com as suas vidas. Sem uma causa, nenhuma consequência se produzirá. Todo o êxito e toda a felicidade não são nada mais do que o resultado do esforço e da perseverança de cada um. 

Depois da noite, vem sempre o amanhecer. O inverno termina para dar lugar à primavera. Mais cedo ou mais tarde, se a semente plantada for boa, certamente dará bons frutos. 

Este e outros tópicos importantes para a compreensão da relação de causa e consequência da nossa vida são discutidos e explicados no livro CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia, nos cursos online sobre o livro oferecidos pelo autor a todos os leitores e nos artigos e vídeos do site da ITIMAN.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *