Da mesma forma que, para cada doença, é necessário adotar um remédio e um tratamento específico para chegarmos à cura. Por esta razão, são vários os caminhos e soluções apresentados pelo Buda Shakyamuni, como as mais conhecidas práticas e meditações, entre outras. Mas não são as únicas, e nem representam a essência do Budismo.
No processo de busca pela felicidade que iniciamos desde o momento em que tomamos consciência da vida, a coisa mais
importante é saber corretamente a causa básica ou a fonte do sofrimento humano (doença) e qual o caminho a trilhar (remédio) para a eliminar e solucionar definitivamente, e não apenas temporariamente.
Embora seja necessário e relevante, não basta apenas podar as folhas e ramos da árvore. Além disso, é essencial, arrancar a raiz da árvore do sofrimento humano.
Isso significa que, ao mesmo tempo que precisamos de viver com todas as forças o nosso dia a dia e gerir os vários sofrimentos quotidianos (folhas e ramos da árvore) — como as questões relacionadas à saúde física, mental e emocional, meios de subsistência, família, trabalho e relacionamentos pessoais — precisamos de saber claramente a raiz (causa básica) do sofrimento humano.
Avançar pelo caminho que nos levará até a solução definitiva do sofrimento nesta vida (arrancar e eliminar a raiz da árvore), e
não apenas obter alívios temporários do sofrimento (podar as folhas da árvore), é o propósito e a verdadeira felicidade propiciada pela “grande compaixão”, explicada de forma profunda pelo Buda Shakyamuni há mais de 2600 anos.
Ao conhecermos quem foi Buda Shakyamuni e, principalmente, o seu ensinamento, poderemos compreender o que é a “grande compaixão” e, desta forma, obter a genuína felicidade.
Ser verdadeiramente feliz e, ao mesmo tempo, proporcionar a mesma felicidade às pessoas.
Este foi o caminho percorrido por Buda ao longo de toda a sua vida, caminho este que você poderá começar a trilhar nos meus workshops presenciais e cursos online de Budismo.
Para saber mais e se inscrever num curso de Budismo, entre em contacto comigo pelo WhatsApp (+351 912 191 900)
Leia artigos sobre a filosofia budista no site da Itiman, em: https://www.itiman.eu
(Por Mauro M. Nakamura, professor de filosofia budista, autor do livro “Causa e Consequência” e “A História de Buda”, editor de conteúdo e presidente da Itiman – Associação Editorial Luso-Japonesa de Desenvolvimento Humano)