Blog

  • Home
lion-3247346_1920

Durante a vida recebemos favores de muitas pessoas e devemos reconhecer os gestos de bondade, que podem chegar a qualquer momento. Devemos agir sempre com bondade e sentir compaixão por todas as coisas.

O conto a seguir, do livro “Educar com sabedoria – Histórias para aprender e ensinar”, de Kentetsu Takamori, ilustra muito bem esta realidade.

O leão, rei da floresta, estava a fazer uma sesta depois de uma pesada refeição. Ao esticar uma pata, apanhou um ratinho. O ratinho gritou, desesperado: “Ó, poderoso rei leão, deixa-me ir embora. Se me poupares agora, nunca esquecerei a tua bondade e, num momento de necessidade, com certeza vou poder retribuir.”

O leão riu-se alto. “Não acho que algum dia eu vá precisar da ajuda de alguém como tu. Estou de barriga bem cheia agora, então vou poupar-te a vida. Vá!”, disse ele, e soltou um poderoso rugido. O rato agradeceu muitas vezes e foi-se embora.

Momentos depois, o leão estava a vaguear pela floresta e caiu numa grande armadilha. As patas e o pescoço ficaram presos numa rede e, quanto mais ele sacudia, mais as cordas o apertavam. Em pouco tempo, mal conseguia respirar.

O rato, cuja vida ele tinha poupado, ouviu o que estava a acontecer e veio a correr ajudar: “Ó, grande rei.”, disse ele, “vou salvar-te a vida agora.” E, roendo as cordas, libertou o leão.

As coisas não devem ser medidas pelo tamanho, pois mesmo um ratinho é capaz de ajudar um leão poderoso.

Outras histórias que ensinam valores humanos importantes para uma vida equilibrada, plena e feliz podem ser lidas no livro “A arte da empatia – A consideração ao próximo”, de Koichi Kimura.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

 (Por Mauro M. Nakamura, professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e CEO da ITIMAN)

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

Mauro Nakamura
Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *