Quando o futuro é incerto o presente fica cheio de insegurança e ansiedade. O ser humano é totalmente influenciado pelo futuro, e não é exagero algum dizer que a nossa vida presente é moldada pelo futuro.
Assim como um doente febril não consegue saborear a mais deliciosa das iguarias, uma pessoa que tenha um futuro cheio de incerteza e insegurança não consegue sentir nenhuma felicidade verdadeira.
A filosofia budista explica que a incerteza em relação ao futuro inevitável para todos nós (pós-morte) é a raiz, a causa básica do sofrimento humano, e indica um caminho para a sua solução, nesta vida.
Este será o assunto deste curso online de 2 aulas, oferecido especialmente aos leitores do livro “CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia” e “PORQUE VIVEMOS – A resposta à questão fulcral da vida, segundo a filosofia budista”.
PRINCIPAIS CONTEÚDOS DO CURSO
– O que é “pensar no futuro”? De que futuro estamos a falar?
– A relação entre as nossas ações do presente (vida presente) e as consequências do futuro (mundo após a morte)
– O peso das ações mentais (pensamento) nas consequências futuras
– O conceito de sabedoria no Budismo
– O que significa viver com compaixão e sabedoria?
RESPONSÁVEL: Mauro M. Nakamura
Professor de filosofia budista e cultura japonesa, autor do livro “Causa e Consequência”, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor Internacional da Ichimanenndo Publishing – Tóquio, Japão.
DATA E HORÁRIO DAS 2 AULAS DO CURSO
(Online – Via Skype – Horário de Portugal)
AULA 1: 9 de abril de 2022 (sábado), das 15:00 às 16:00 horas
AULA 2: 16 de abril de 2022 (sábado), das 15:00 às 16:00 horas
Cada aula terá conteúdo diferente, sendo possível participar e iniciar o curso por qualquer aula. (O link do Skype para participar das aulas será enviado após a inscrição)
COMO FAZER A INSCRIÇÃO
Basta adquirir o livro “CAUSA E CONSEQUÊNCIA” ou “PORQUE VIVEMOS” para participar do curso. A inscrição é feita com o envio de uma foto com o livro para o e-mail mauro.nakamura@itiman.eu ou pelo WhatsApp (+351 91 219 1900 – Mauro M. Nakamura)