Parábola budista da tartaruga cega e do tronco flutuante – Vídeo

  • Home

POR QUE A VIDA HUMANA É INFINITAMENTE PRECIOSA?

Dizer que a vida humana tem um valor inestimável e que precisa ser preservada a qualquer custo, é repetir um senso comum que todos nós já sabemos.A grande questão é entender porque a vida de uma pessoa é importante. O vídeo que partilhamos, muito didático e ao mesmo tempo profundo, explica sobre o valor da vida humana, a partir da parábola budista da tartaruga cega e do tronco flutuante.

No livro Porque vivemos, o Prof. Kentetsu Takamori faz a seguinte reflexão. A finalidade de sofrer para combater uma doença tem de ser não apenas a vida em si, mas a felicidade. O tratamento que apenas prolonga o sofrimento não faz sentido. Entretanto, se as pessoas usarem o seu tempo a mais na Terra para realizarem o propósito da vida e conhecerem a verdadeira alegria de viver, podemos afirmar que as práticas médicas de hoje seriam realmente gratificantes.

A sociedade é um coro de vozes que nos estimula a viver e perseverar. No entanto, ninguém se detém para pensar ou para perguntar por que razão, sendo a vida dolorosa, devemos continuar a vivê-la. As lições ensinadas pelo Buda Shakyamuni são verdadeiras e transcendem tempo e espaço. Somos todos vulneráveis à devastação da doença repentina que pode atingir um ente querido ou nós mesmos. E, apesar de podermos mergulhar no trabalho ou na prática de um hobby, um dia a velhice impedirá que desfrutemos de tais atividades. Além disso, ao morrer, teremos de nos separar daqueles que amamos.

O que existirá, na vida, que nunca nos vai trair, algo a que nos possamos dedicar sem remorsos? Ao longo de toda a sua existência, buda Shakyamuni explicou que existe um propósito para a nossa vida, que não vivemos apenas para viver. Este propósito é conquistar a felicidade plena e duradoura, ainda nesta vida.

A essência dessa mensagem foi divulgada no Japão por Shinran (1173–1263), um dos grandes mestres do budismo. Leia um trecho do livro Porque vivemos pelo link abaixo e saiba mais sobre a existência de um propósito para viver, razão da vida humana ser infinitamente preciosa.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios: