Hoje as pessoas gozam de um nível de riqueza e de conforto de que nunca se ouviu falar nos séculos passados. Os muitos avanços médicos e científicos permitem ao ser humano viver mais e ter maior capacidade de transformar e de controlar o meio ambiente para fazer face às suas necessidades. Mas será que todos esses avanços trouxeram mais felicidade?
A sociedade moderna é ameaçada por males como a violência nas suas muitas formas, incluindo a tirania, o terrorismo, o assassínio e o suicídio. A solução para tais problemas continua a estar totalmente fora do nosso alcance.
O progresso tornou-nos mais ricos, mas não garante a nossa felicidade, nem nos fornece uma sensação sólida de que os avanços foram significativos. Pelo contrário: parece que a vida moderna provoca sentimentos mais agudos de isolamento, solidão e vazio. Por que razão, embora gozemos de saúde e de um estilo de vida confortável, não conseguimos encontrar a paz interior?
Siddhartha Gautama (Shakyamuni) abordou esta questão há mais de 2600 anos e explicou o ensinamento que hoje é conhecido como Budismo.
Leia sobre os temas relevantes ao nosso desenvolvimento como seres humanos e explicados pela filosofia budista, no livro “PORQUE VIVEMOS – A resposta à questão fulcral da vida e do ser humano” e nos artigos e vídeos do site da ITIMAN.
- E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu
- Facebook: Mauro Nakamura
- Instagram: Mauro Nakamura