Onde está a diferença da pessoa que progride e da outra que permanece estagnada?
Muitos começam a aprender uma arte e decidem não exibir seus trabalhos em público enquanto não adquirirem perícia e habilidade de profissionais, para não passar vergonha.
Quem assim pensa, jamais conseguirá sucesso, nem habilidades genuínas.
Enquanto somos inexperientes e ainda não dominamos totalmente uma arte, técnica ou conhecimento é imprescindível interagir com pessoas experientes. Mesmo que nos tornemos alvo de críticas e até de vexame, não devemos desanimar. Temos de nos esforçar e nos dedicar com perseverança para progredir.
A pessoa que cultiva tal postura, esforçando-se em silêncio e sem desistir, alcançará o desenvolvimento pleno e será reconhecida pela sociedade, mesmo que não possua desde o início o conhecimento e a habilidade necessária.
Ao contrário, o indivíduo que tem talento natural e é tomado pela soberba, por negligenciar o esforço diário, acabará abandonando seus objetivos no meio do caminho.
Aqueles que hoje são aplaudidos e respeitados, foram no início, criticados e desdenhados por terem produzido obras imperfeitas. Apesar disso, seguiram em frente, com disciplina e perseverança, sem tomar decisões precipitadas e arbitrárias, até que um dia conseguiram ser reconhecidos e admirados.
Em qualquer caminho que vamos trilhar é preciso ter dedicação e determinação, mas acima de tudo, humildade para aprender.
O mais importante em qualquer pessoa é a vontade sincera e perseverante de querer melhorar e progredir. Pode parecer simples, mas somente quem já se esforçou para colocar em prática sabe o quanto é difícil.
Por trás do sucesso, há lágrimas ocultas.
Leia também o artigo “A escolha do caminho”.
- E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu
- Facebook: Mauro Nakamura
- Instagram: Mauro Nakamura