Blog

  • Home

Dizer que a vida humana tem um valor inestimável e que precisa ser preservada a qualquer custo, é repetir um senso comum que todos nós sabemos.

A grande questão é entender por que a vida de uma pessoa é importante.
Neste sentido, partilhamos um pequeno vídeo, muito didático e, ao mesmo tempo, profundo, que explica sobre o valor da vida humana, segundo a filosofia budista.

No livro “Porque vivemos”, o Prof. Kentetsu Takamori, faz a seguinte reflexão.
A finalidade de sofrer para combater uma doença tem de ser não apenas a vida em si, mas a felicidade. O tratamento que apenas prolonga o sofrimento não faz sentido. Entretanto, se as pessoas usarem o seu tempo a mais na Terra para realizarem o propósito da vida e conhecerem a verdadeira alegria de viver, podemos afirmar que as práticas médicas de hoje seriam realmente gratificantes.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

A sociedade é um coro de vozes que nos estimula a viver e perseverar. No entanto, ninguém se detém para pensar ou para perguntar por que razão, sendo a vida dolorosa, devemos continuar a vivê-la.

As lições ensinadas pelo Buda Shakyamuni são verdadeiras e transcendem tempo e espaço. Somos todos vulneráveis à devastação da doença repentina que pode atingir um ente querido ou nós mesmos.

E, apesar de podermos mergulhar no trabalho ou na prática de um hobby, um dia a velhice impedirá que desfrutemos de tais atividades. Além disso, ao morrer, teremos de nos separar daqueles que amamos.

O que existirá, na vida, que nunca nos vai trair, algo a que nos possamos dedicar sem remorsos?

Ao longo de toda a sua existência, Shakyamuni ensinou que o propósito da vida não é mais do que conquistar a eterna e inabalável felicidade. A essência dessa mensagem foi divulgada no Japão por Shinran (1173–1263).

Assista no vídeo abaixo a explicação da filosofia budista para a questão do valor da vida humana, a partir de uma parábola criada pelo Buda Shakyamuni.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *