Blog

  • Home
542F4512-5014-4488-A430-383D7B926135

Quando não conseguimos compreender porque é que algo acontece, achamos logo que é «coisa do destino» ou que aconteceu por acaso. 

Algo ocorrer por acaso significa que aconteceu casualmente, ou seja, sem nenhuma causa.

Mas será que nesta vida realmente existe algum facto que aconteça sem nenhuma causa?

Para toda e qualquer consequência que temos na vida, com certeza existe uma causa. Não há nada neste mundo que aconteça por acaso, isto é, sem uma causa.

Obviamente, existem situações em que a causa pode ser desconhecida, como no caso da queda de um avião no meio do oceano. No entanto, «a causa ser desconhecida» e «a causa ser inexistente», são situações completamente diferentes.

Há mais de 2600 anos, na Índia, Buda Shakyamuni (Siddhartha Gautama) já ensinava que para toda e qualquer consequência, com certeza existiu uma causa, que não há nada que aconteça sem causa, por acaso. Isto é explicado em profundidade pelo Princípio da Causalidade (causa e consequência), base de toda a filosofia budista e, também, de uma vida feliz.

Veja, abaixo, o vídeo completo deste assunto.

mm
Professor de filosofia budista, cultura japonesa e pensamento nipónico, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *