Porque Vivemos – O filme

  • Home

Inspirado no livro “Porque vivemos”, o filme é baseado em fatos reais e aborda reflexões filosóficas sobre a vida e o ser humano, tendo como pano de fundo a popularização do budismo no Japão, há mais de 500 anos.

A animação mostra a história de transformação do revoltado camponês Ryoken, que perde a esposa em um trágico acidente e entra em contato com os ensinamentos de Mestre Rennyo. 

Ambientada no século XV, período de guerras civis no Japão pelo controle de poder por parte de diversos clãs, a saga enfoca também a vida de Mestre Rennyo, que foi perseguido pelos monges guerreiros do Monte Hiei (em Kyoto) até seu exílio em Yoshizaki, na província de Fukui, onde construiu um complexo de templos, destruídos por um incêndio criminoso em 1474. 

Ao levantar questões existenciais como a do título, o filme faz refletir sobre vida e morte, felicidade e sofrimento, gratidão, compaixão e sabedoria, entre outras ideias fundamentais da filosofia budista. 

“Porque vivemos” permaneceu 29 semanas em cartaz no Japão, em 2016 e 2017, e 9 semanas no Brasil, em 2017. Também foi exibido nos cinemas da Suécia, em 2018, e em Portugal e Espanha, em 2019. 

Partilhamos abaixo um trecho do filme, em que é retratada uma reflexão sobre a vida do ser humano, a partir de uma metáfora budista da nossa vida e o oceano.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Onde adquirir o livro:

ITIMAN oferece aos leitores do livro Porque vivemos um curso online (com duas aulas) sobre o conteúdo do livro, para explicar e esclarecer eventuais dúvidas e perguntas. É um curso online voltado, também, a qualquer pessoa que deseja ouvir e estudar sobre a resposta à questão essencial da vida e do ser humano, a partir da filosofia budista

Saiba mais sobre o curso online “Por que vivemos?” no link abaixo.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios: