Blog

  • Home
E66D1A96-819A-46A8-9B4F-AB488F977E9E

Muitas pessoas pensam que «ser feliz» significa ser libertado do sentimento de egoísmo, de egocentrismo e de desejo, de modo que nos tornamos indiferentes ou, no mínimo, desapegados à sedução do dinheiro, dos bens materiais e aos diversos prazeres do mundo. 

Por outro lado, se passarmos a vida toda tentando satisfazer os nossos desejos ilimitados, viveremos descontentes e condenados a sofrer até ao fim. 

A filosofia budista indica e explica a existência de uma felicidade que pode ser experimentada por qualquer pessoa, independentemente das nossas insistentes paixões mundanas como o desejo, a ira e a inveja, pois a genuína felicidade plena que buscamos nesta vida não é influenciada por essas paixões e sentimentos, que não deixarão de existir até a morte. 

A verdadeira felicidade plena que buscamos não depende de «ser ou não ser», «ter ou não ter». Pois mesmo «quem é» ou «quem tem», possui sofrimentos. No entanto, de forma alguma nascemos e estamos vivos para sofrermos. O maior desejo e propósito final de todos os seres humanos é identificar corretamente a causa do sofrimento e solucioná-la definitivamente, nesta vida. 

A filosofia budista mostra um caminho em que, mesmo que nem todos os nossos desejos não sejam satisfeitos, mesmo que a ira persista, mesmo que sentimentos detestáveis como a inveja e o ciúme venham à tona, é possível obter e sentir uma felicidade veidadeira e inabalável, que não depende de fé ou crença religiosa para existir e perdurar. 

A explicação mais profunda e completa sobre este assunto pode ser lido no livro PORQUE VIVEMOS, de Kentetsu Takamori (publicado em Portugal pela Penguin Random House), um dos livro-texto do CICLO DE PALESTRAS DE BUDISMO, evento presencial realizado em diversas cidades de Portugal.

Neste quinto Ciclo de Palestras de Budismo, o professor Mauro M. Nakamura explicará sobre este assunto profundo, comum e relevante a todas as pessoas, de todas as épocas e países. 

PALESTRANTE: Mauro M. Nakamura

Neto de japoneses que emigraram ao Brasil,Mauro M. Nakamuraé professor de filosofia budista e cultura japonesa, autor do livro “CAUSA E CONSEQUENCIA — Filosofia budista para o dia a dia” (publicado em Portugal pela Penguin Random House), diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN — Associação Editorial Luso-Japonesa de Desenvolvimento Humano. É diretor internacional da Ichimannendo Publishing — Japan.

Obteve a licenciatura em Engenharia de Produção (1996) e mestrado em Gestão de Pequenas Empresas (2000), pela Universidade de São Paulo. Em 2009, formou-se como professor de filosofia budista pelo Instituto Kenshin Gakuin, no Japão.

19 Novembro (sáb)

16h00 às 17h30 

SOLUTIONS OUT
Rua da Boavista, 355 – PORTO
(próximo à Estação de Metro Lapa)

VALOR DA INSCRIÇÃO: 10€
O pagamento pode ser feito por MBWay (+351 91 219 1900 – Mauro M. Nakamura) ou transferência bancária (IBAN PT50 0023 0000 4553 5874 1959 4)

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CICLO DE PALESTRAS

E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu

WhatsApp: +351 91 219 1900 (Mauro M. Nakamura)

Site: https://www.itiman.eu

mm
Formada por pessoas simples mas com um coração enorme, que desejam partilhar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, cada um dentro da sua área de especialidade e do caminho percorrido até os dias atuais, mas todos com um único objetivo: eliminar o sofrimento humano e proporcionar a felicidade plena nesta vida, propósito da vida de todas as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *