Blog

Trigo curvando

A presunção é a maior causa do fracasso. Quando alguém recebe uma promoção ou fica rico, olha com desdém aqueles que estão abaixo dele. Vaidoso, pensa: «eu sou o melhor.» Porém, «quanto mais madura a espiga de arroz, mais ela se curva.» Quanto mais alta a posição que alguém ocupa, maior deve ser a sua humildade. Quanto mais rico um homem se torna, mais deve portar-se como uma «espiga de arroz.» Nunca é de mais dizer a si mesmo: «não sejas presunçoso!»

(Texto do livro “Sementes do Coração”, de Kentestu Takamori)

A presunção é uma das 108 paixões mundanas que formam o ser humano, segundo a filosofia budista. Qualquer um de nós temos e, por isso, sentimos desejo, ira, inveja e ciúme, pois são sentimentos inerentes ao ser humano. Ter consciência desta realidade e esforçar-se para controlar e gerir essas emoções é o primeiro passo para ter uma vida feliz. Mas isto é apenas uma das etapas, uma vez que essas paixões mundanas jamais deixarão de existir em nós, e nos acompanharão até o final de nossas vidas. É preciso avançar e ir além.

Saber como “redirecionar” a presunção, o desejo, a ira, a inveja e o ciúme para algo positivo, que contribuirá para o nosso crescimento é o próximo passo. Mas ainda assim não será suficiente para chegarmos a uma felicidade plena.

O que todo ser humano, no fundo deseja e almeja, mesmo que inconscientemente, é conseguir “transformar” essas paixões e sentimentos em sementes para a felicidade plena.

Isto é absolutamente possível nesta vida e, é a essência e objetivo final de todo o ensinamento transmitido por Sakyamuni, o buda, há mais de 2600 anos, na Índia. Para saber mais sobre como redirecionar as paixões mundanas para algo que contribua positivamente para o nosso crescimento humano, sugerimos a leitura do artigo “Quando a presunção se transforma em autoconfiança”.

Se deseja saber com mais detalhes, sugerimos a leitura do livro “Porque Vivemos”, de Kentestu Takamori.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Dúvidas ou perguntas sobre o conteúdo deste artigo podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

Mauro Nakamura
Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *