Blog

  • Home

O projeto social “Histórias para uma vida saudável e feliz” teve início no ano de 2014, no Brasil, em parceria com a Biblioteca Municipal de Garça e Instituto de Ensino Superior de Garça, tendo sido realizado também na Faculdade de Tecnologia de São Carlos – FATEC, dentro do projeto “Empreendedorismo na melhor idade”, do Grupo de Pesquisas em Educação Tecnológica.

O projeto é aberto a toda comunidade e consiste em encontros que oferecem conhecimentos para aqueles que buscam maior qualidade de vida, a partir da leitura de contos e textos baseados na sabedoria japonesa.

PROPOSTA

Nos encontros do projeto, os participantes terão a oportunidade de ouvir contos japoneses e textos dos livros “Um caminho de flores” e “Porque vivemos”, e aprender sobre os valores e princípios que servem de base para uma vida saudável e feliz, como gratidão, gentileza, pensamento positivo e felicidade.

Nas atividades, o participante poderá refletir e procurar respostas para questões que nos acompanham ao longo do tempo, mas que continuam sempre atuais:

  • Como podemos construir o nosso futuro?
  • Por que nunca devemos desistir?
  • Quem somos? Como é o nosso “eu interior”?
  • O que é felicidade? Quais são os dois tipos de felicidade?
  • Como conseguir a felicidade plena?
Uma imagem com pessoa, interior, parede, grupo

Descrição gerada automaticamente

METODOLOGIA

Em cada encontro, os temas serão introduzidos pelos contos dos livros, que serão lidos e discutidos. Posteriormente, será feita uma breve explicação, com abertura para perguntas, comentários e debates.

A escolha desta metodologia (leitura de um conto e debate/explicação posterior) justifica-se conforme o trecho do prefácio do livro “Sementes do coração”, apresentado abaixo:

“Duas pessoas ouvem a mesma história. Uma dá um grande passo e avança, a outra permanece no mesmo lugar. Por que essa diferença?

Kenshin Uesugui (1530-1578) foi um poderoso daimiô (general) que, no século XVI, governou a província de Etchigo (atual Niigata), no Japão. Quando lhe perguntaram “Onde está o segredo de sua força?”, ele respondeu: “Naquilo que Yoshitsune Minamoto (1159-1189) me ensinou”.

Como é possível aprender com alguém que viveu quatrocentos anos antes?

Uma imagem com interior, chão, pessoa, parede

Descrição gerada automaticamente

Yoshitsune Minamoto é um dos personagens centrais do livro “Contos de Heike”, um clássico da literatura japonesa que relata o conflito épico entre os clãs Taira (Heike) e Guenji (Minamoto), no final do século XII, no Japão.

Ele foi o general que liderou as forças de Guenji na Batalha de Guenpei (1180-1185), um combate decisivo que terminou com a vitória daquele clã e marcou a transição da era clássica para o feudalismo no Japão. Hoje, Yoshitsune é considerado um dos samurais mais notáveis da história do país.

Kenshin Uesugui esclareceu sua resposta: “A maioria das pessoas lê esses contos apenas como um relato de episódios do passado e por isso não absorve a mensagem para se aperfeiçoar. Quando leio o livro “Contos de Heike”, faço sempre uma reflexão, principalmente sobre os combates liderados por Yoshitsune, e pergunto-me: ‘O que eu faria se estivesse no lugar dele?’. E assim são muitas as lições que aprendo com o samurai”.

Sem dúvida, faremos descobertas maravilhosas se lermos os episódios históricos ou as fábulas aplicando à realidade da nossa vida, as mensagens por eles transmitidas.

Os tempos mudam, mas o espírito dos seres humanos continua o mesmo. Os nossos antepassados também viveram as dificuldades e os sofrimentos que enfrentamos hoje. Estudar as causas do sucesso ou do fracasso daqueles que viveram no passado e refletir sobre isso ajuda-nos a levar uma vida melhor.

“A semente plantada com certeza germinará, mas o que não for semeado jamais crescerá. Esta é uma sólida lição que os personagens históricos nos ensinam com as suas vidas. Sem uma causa, nenhum efeito se produzirá. Todo o sucesso e toda a glória não são nada mais do que o resultado do esforço de cada um.”

GRUPOS TEMÁTICOS DOS ENCONTROS

  • A importância dos valores e princípios na formação do caráter humano
  • Ainda vale a pena ser honesto e praticar o bem
  • Esforço e perseverança: princípios essenciais
  • Princípio da Causalidade: relação de causa, condição e consequência na nossa vida
  • O presente é a chave que desvenda o passado e o futuro
  • Conhecer a si mesmo
  • O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros

LIVROS-TEXTO

  • Um caminho de flores (Kentetsu Takamori)
  • Porque vivemos (Kentetsu Takamori)

PÚBLICO-ALVO

  • Jovens e adultos de todas as idades que buscam uma vida saudável e feliz.

Dúvidas ou perguntas sobre o conteúdo deste artigo podem ser enviadas para

Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *