Blog

  • Home
las-vegas-1086414_1920

A Esfinge, que guarda eterno silêncio nas areias do Egito era, segundo a lenda grega, um monstro que devorava os viajantes que não conseguiam responder ao enigma por ela proposto.

A Esfinge confrontava os seres humanos com a indagação “O que é um ser humano?” – uma pergunta que a política, a economia, a ciência, a medicina, a literatura, a filosofia, a religião e todos os campos do conhecimento humano sempre buscaram responder.

Cada pessoa deve encontrar a própria resposta. Na presença da Esfinge, ninguém pode falar pelo outro, nem é permitido repetir palavras alheias.

(Texto adaptado do livro “Porque Vivemos”, de Kentetsu Takamori)

Então, como você responderia?

Quem somos nós? Quem é o “verdadeiro eu”? Não há nada mais importante do que conhecer a verdadeira natureza de si próprio.

“Eu me conheço melhor do que qualquer outra pessoa”, pensamos. No entanto, o que percebemos é que o ser humano sabe muito pouco ou quase nada sobre si mesmo. Conseguimos desvendar os mistérios do Universo e elucidar o mundo de partículas subatômicas. Contudo, a natureza do “eu” continua obscura.

Há mais de 2600 anos, Shakyamuni, o Buda, explicou que o verdadeiro eu refere-se à verdade da mente de cada um. A opinião das pessoas sobre nós, ou nossa autoavaliação e autoconhecimento com base em conceitos pessoais ou sociais de bem e mal, não retrata a verdade.

A explicação sobre o nosso “verdadeiro eu”, segundo a filosofia budista, é um dos conteúdos do livro “Porque Vivemos” e da parábola “A natureza do ser humano”, criada pelo Buda Shakyamuni para desvendar as questões fulcrais da vida: quem somos e porque vivemos. O vídeo desta parábola pode ser visto abaixo.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

Mauro Nakamura
Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *