Um animal que leva um golpe solta um gemido de dor e foge, mas o ser humano insiste em saber a razão do golpe e faz todo o possível para impedir que se repita.
Na nossa vida prática, não saber ou não conseguir determinar a causa com precisão pode trazer resultados devastadores – uma doença curável pode se tornar fatal. A dor abdominal pode ser provocada por uma úlcera, um câncro, um problema neurológico ou algum outro motivo.
Sem um diagnóstico correto, não se pode adotar o tratamento adequado. Obviamente, o sofrimento do paciente não poderá ser eliminado. O que acontece, por exemplo, se um caso de câncro de estômago for tratado como úlcera? O dano será irreparável e o arrependimento, sem fim. Identificar a causa da doença é a essência do tratamento.
Da mesma forma, somente quando observamos com clareza a realidade de que “viver é sinónimo de ter sofrimento” e identificamos corretamente a causa desse sofrimento, é que uma vida de alegria plena e suprema poderá ser possível.
Por isso, a missão mais urgente de todas as pessoas é descobrir a raiz do sofrimento ou a causa básica do sofrimento.
A filosofia budista, transmitida por Buda Shakyamuni há 2600 anos, explica com profundidade e de forma didática, sobre a causa do sofrimento humano e o caminho para a sua solução definitiva nesta vida.
Este é um dos assuntos do livro “A História de Buda” (de Hisashi Ohta & Mauro M. Nakamura, publicado em Portugal pela Editora Self), escrito na forma de manga (banda desenhada japonesa).
Leia as páginas iniciais de “A História de Buda”.