Blog

  • Home
Buda 1

Um animal que leva um golpe solta um gemido de dor e foge, mas o ser humano insiste em saber a razão do golpe e faz todo o possível para impedir que se repita. 

Na nossa vida prática, não saber ou não conseguir determinar a causa com precisão pode trazer resultados devastadores – uma doença curável pode se tornar fatal. A dor abdominal pode ser provocada por uma úlcera, um câncro, um problema neurológico ou algum outro motivo. 

Sem um diagnóstico correto, não se pode adotar o tratamento adequado. Obviamente, o sofrimento do paciente não poderá ser eliminado. O que acontece, por exemplo, se um caso de câncro de estômago for tratado como úlcera? O dano será irreparável e o arrependimento, sem fim. Identificar a causa da doença é a essência do tratamento. 

Da mesma forma, somente quando observamos com clareza a realidade de que “viver é sinónimo de ter sofrimento” e identificamos corretamente a causa desse sofrimento, é que uma vida de alegria plena e suprema poderá ser possível.

Por isso, a missão mais urgente de todas as pessoas é descobrir a raiz do sofrimento ou a causa básica do sofrimento. 

A filosofia budista, transmitida por Buda Shakyamuni há 2600 anos, explica com profundidade e de forma didática, sobre a causa do sofrimento humano e o caminho para a sua solução definitiva nesta vida. 

Este é um dos assuntos do livro “A História de Buda”, de Hisashi Ohta & Mauro M. Nakamura, escrito na forma de manga (banda desenhada japonsesa), que estará disponível nas melhores livrarias de Portugal e sites especializados a partir de 7 de março. 

Abaixo, poderá ler as páginas iniciais.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

mm
Professor de filosofia budista, cultura japonesa e pensamento nipónico, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *