Blog

  • Home
Buda 1

Um animal que leva um golpe solta um gemido de dor e foge, mas o ser humano insiste em saber a razão do golpe e faz todo o possível para impedir que se repita. 

Na nossa vida prática, não saber ou não conseguir determinar a causa com precisão pode trazer resultados devastadores – uma doença curável pode se tornar fatal. A dor abdominal pode ser provocada por uma úlcera, um câncro, um problema neurológico ou algum outro motivo. 

Sem um diagnóstico correto, não se pode adotar o tratamento adequado. Obviamente, o sofrimento do paciente não poderá ser eliminado. O que acontece, por exemplo, se um caso de câncro de estômago for tratado como úlcera? O dano será irreparável e o arrependimento, sem fim. Identificar a causa da doença é a essência do tratamento. 

Da mesma forma, somente quando observamos com clareza a realidade de que “viver é sinónimo de ter sofrimento” e identificamos corretamente a causa desse sofrimento, é que uma vida de alegria plena e suprema poderá ser possível.

Por isso, a missão mais urgente de todas as pessoas é descobrir a raiz do sofrimento ou a causa básica do sofrimento. 

A filosofia budista, transmitida por Buda Shakyamuni há 2600 anos, explica com profundidade e de forma didática, sobre a causa do sofrimento humano e o caminho para a sua solução definitiva nesta vida. 

Este é um dos assuntos do livro “A História de Buda”, de Hisashi Ohta & Mauro M. Nakamura, escrito na forma de manga (banda desenhada japonsesa), que estará disponível nas melhores livrarias de Portugal e sites especializados a partir de 7 de março. 

Abaixo, poderá ler as páginas iniciais.

mm
Professor de filosofia budista, cultura japonesa e pensamento nipónico, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *