No dia 4 de abril de 2019 foi realizada uma reunião na Câmara Municipal de Guimarães em que ficou decidido que a ITIMAN atuará no Plano Municipal para a Integração de Migrantes do Concelho de Guimarães.
Essa possibilidade da ITIMAN contribuir para uma sociedade melhor para todos e, principalmente, para os migrantes, surgiu a partir de uma consulta feita pela Sra. Manuela Freitas, da Divisão de Ação Social, a Silvia Oliveira, do CENIF Guimarães, sobre a necessidade de uma pessoa com conhecimentos sobre budismo para disponibilizar cursos de formação na área de religião.
Esses cursos, que serão realizados pelo Mauro M. Nakamura, presidente da ITIMAN e professor de budismo, tem como objetivo explicar o conteúdo da filosofia budista e sua importância prática no nosso cotidiano, ao mesmo tempo em que irá reforçar a compreensão cultural mútua e a promoção do diálogo intercultural e inter-religioso.
Embora ainda esteja na fase de planeamento, a parceria vai propiciar que as pessoas tenham uma vida com mais saúde mental e mais felicidade.
Agradecemos à Câmara Municipal de Guimarães pelo convite e desafio proposto, que foi prontamente aceito, e esperamos contribuir para a construção de um mundo melhor e verdadeiramente feliz.