Ao compreender corretamente o Princípio da Causalidade (Causa e Consequência), em qualquer pessoa que deseje ser feliz surgirá, de forma natural, o sentimento de parar de praticar o mal e fazer o bem. A partir deste sentimento, o próximo passo será efetivamente colocar o que foi entendido em prática, no nosso quotidiano.
Mas o que temos de fazer, em concreto? Quais as boas ações que podemos praticar?
Plenamente consciente da mente e da natureza do ser humano, Buda Shakyamuni sintetizou as inúmeras boas ações ensinadas em apenas seis, de forma a que todos possam praticá-las de imediato, em qualquer lugar, todos os dias.
Uma dessas seis boas ações é a sabedoria, que significa observar com clareza e sem distorções o princípio da causa e consequência, aprofundar o autoconhecimento e melhorar-se a si mesmo.
Sabedoria é compreender, encarar honestamente o Princípio da Causalidade e empenhar-se em aplicá-lo na nossa vida, em cada dia, todos os dias. E isto não é nada fácil, é sofrido e requer muito esforço da nossa parte.
Mas devemos sempre olhar pelo lado positivo. Pelo facto de o sofrimento ser uma constante e existir em toda a parte, podemos sempre aperfeiçoar-nos. O nosso quotidiano pode ser compreendido como uma luta diária consigo próprio. E é preciso dar continuidade a esta batalha.
Treinar o corpo pode ser um trabalho árduo, mas disciplinar o espírito é ainda mais difícil. Contudo, não podemos desanimar, devemos perseverar e avançar, sempre.
Tudo o que tem forma pode ser perdido, roubado, partir-se ou desaparecer. Mas o tesouro invisível do caráter e da credibilidade, construído a cada dia, ao longo da vida, será sempre nosso.
Por mais árduo que seja o caminho, o esforço é sempre recompensado, no caso daqueles que se dedicam com sinceridade e perseverança. Porque o Princípio da Causalidade é uma verdade universal. Toda a semente plantada, decerto germinará e produzirá belos frutos.