Podemos comparar a nossa vida a uma viagem. Ao nascer, somos colocados para dentro de um comboio que já estava em movimento. Não sabemos para onde vamos, nem para onde queremos ir. Apenas iniciamos a nossa viagem pela vida.
Ao entrar no comboio, nos encontramos com várias pessoas: inicialmente nossos pais, irmãos, familiares e, depois, amigos, esposa, marido, filhos e conhecidos. Enquanto estamos a bordo, conversarmos, nos divertimos, comemos e dormimos. Tudo vai bem e somos felizes.
Porém, infelizmente, não será sempre assim. Certamente chegará o momento em que essas pessoas terão que desembarcar e irão se despedir, um a um. Ou ainda, nós é que teremos de descer do comboio e deixar para trás marido, esposa, filhos e amigos.
Pode parecer negativo e pessimista pensar desta forma, no entanto, “nesta vida, todos os elos duram pouco. Somos marido e mulher, pais e filhos, por um período curto. Quando tomamos consciência desta brevidade, o elo de cada instante transforma-se num tesouro.” (Kentetsu Takamori, autor do livro “Porque vivemos”).
Estas sábias palavras, baseadas na filosofia budista, nos proporcionam uma reflexão sobre o lado bom, positivo e otimista da vida, ao mesmo tempo em que fazem um valioso alerta para uma realidade do qual não podemos negar, nem fugir.
Ter a sabedoria de reconhecer esta verdade é o que torna possível viver em pleno cada instante da vida, com os nossos familiares, amigos e pessoas que amamos.
Leia mais sobre este importante tema para a felicidade humana no livro “CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia”. Leia, abaixo, as primeiras páginas do livro e assista ao vídeo que apresenta um dos seus conteúdos.
Onde adquirir o livro:
- E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu
- Facebook: Mauro Nakamura
- Instagram: Mauro Nakamura