Blog

  • Home
people-2295052_1920

Algumas pessoas estão sempre sorridentes, de bem com a vida e parecem não ter nenhum sofrimento. Mas, será que realmente existem pessoas assim?

O budismo ensina que embora todos os seres humanos busquem a felicidade, a vida é repleta de sofrimentos. Isso significa que mesmo uma pessoa que aparenta ser plenamente feliz, no seu íntimo, carrega algum tipo de sofrimento.

Problemas de relacionamento familiar ou no trabalho, desilusões amorosas, dificuldades no estudo e, até, momentos em que nos perguntamos para que estamos vivendo fazem parte do rol de angústias das quais estamos vulneráveis. Quem nunca passou por essas situações?

No entanto, em meio a tudo isso, notamos algo muito interessante e positivo. Ao entendermos a razão de passarmos por um momento difícil, só pelo fato de tomarmos consciência da causa do sofrimento sentimos um alívio. Ao contrário, por não saber porque sofremos, sentimos uma insegurança além normal ou ficamos nos martirizando com a ira até perder o equilíbrio emocional.

Por exemplo, quando não estamos bem fisicamente e não sabemos ao certo se estamos doentes, ficamos inseguros. Isso faz com que imaginemos diversas doenças, fazendo com que a nossa cabeça fique cheia de dúvidas obscuras.

Entretanto, se resolvemos ir ao médico e recebemos o diagnóstico, não haverá mais necessidade para angústias, pois bastará fazer o tratamento para se curar. Só pelo fato de compreender corretamente a raiz do sofrimento, já teremos avançado metade do caminho até a solução.

Ao se deparar com alguma dificuldade, pare, pense e reflita:

Afinal, por que estou a sofrer? Se a causa da nossa angústia ficar clara, mesmo que ainda não se chegue a uma solução, nos sentiremos mais leves e o caminho à nossa frente se abrirá.

O livro “Sementes do coração” fornece algumas importantes reflexões e respostas para que possamos avançar para uma vida mais feliz e completa.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *