Talvez se possa dizer que uma qualidade importante que nos falta hoje em dia é o esforço. Muitos buscam o que é fácil e acomodam-se no que lhes convém, da mesma forma que a água escorre sem dificuldade sempre para um nível mais baixo. Visam apenas o resultado, sonhando alcançar muito ganho com pouco esforço.
Uma infinidade de escolas e faculdades enfatiza a aquisição de conhecimentos, mas a formação e o desenvolvimento das pessoas como seres humanos acabam esquecidos.
Certa vez, uma mulher procurou um monge muito erudito para pedir conselhos sobre a educação do seu filho. O monge disse: «É tarde demais.» «Mas ele acabou de nascer!?», retrucou a mulher.
«Se quer mesmo dar uma boa educação ao seu filho, comece com a educação da sua mãe.» Ouvindo a resposta do monge, a mulher assustou-se.
«Uma bela flor só floresce com dedicação e cuidado contínuos.»
O trabalho que se realiza de um dia para outro não basta para uma linda flor produzir perfume agradável. Da mesma forma, educar uma criança para que adquira um belo caráter e formação humana exige trabalho árduo e contínuo.
A educação escolar exerce grande influência na formação do caráter humano, mas acima de tudo, é importante a educação recebida em casa, ou seja, aquela que vem da
postura e das atitudes dos pais. A personalidade dos filhos é moldada com base no que se apreende dos mínimos atos e palavras dos pais.
Ignorando o Princípio da Causalidade, os pais que se rendem às práticas de más ações colhem como resultado o sofrimento. Isso não só gera a própria infelicidade, como joga os filhos no fundo da tristeza. Se a agulha não costurar bem, a linha nunca seguirá de forma correta. Educar um filho é dar exemplos por meio da própria conduta. (Palavras de Kentetsu Takamori, no prefácio do livro “Causa e Consequência – Filosofia budista para o dia a dia, de Mauro M. Nakamura)
Leia, ouça e aprenda mais sobre os temas relevantes para o nosso desenvolvimento como seres humanos nos artigos, livros, vídeos, cursos online e eventos da Itiman.