Blog

  • Home
4C756C71-92E9-43BA-B5D2-FDE034F9061C

Talvez se possa dizer que uma qualidade importante que nos falta hoje em dia é o esforço. Muitos buscam o que é fácil e acomodam-se no que lhes convém, da mesma forma que a água escorre sem dificuldade sempre para um nível mais baixo. Visam apenas o resultado, sonhando alcançar muito ganho com pouco esforço. 

Uma infinidade de escolas e faculdades enfatiza a aquisição de conhecimentos, mas a formação e o desenvolvimento das pessoas como seres humanos acabam esquecidos. 

Certa vez, uma mulher procurou um monge muito erudito para pedir conselhos sobre a educação do seu filho. O monge disse: «É tarde demais.» «Mas ele acabou de nascer!?», retrucou a mulher. 

«Se quer mesmo dar uma boa educação ao seu filho, comece com a educação da sua mãe.» Ouvindo a resposta do monge, a mulher assustou-se. 

«Uma bela flor só floresce com dedicação e cuidado contínuos.» 

O trabalho que se realiza de um dia para outro não basta para uma linda flor produzir perfume agradável. Da mesma forma, educar uma criança para que adquira um belo caráter e formação humana exige trabalho árduo e contínuo. 

A educação escolar exerce grande influência na formação do caráter humano, mas acima de tudo, é importante a educação recebida em casa, ou seja, aquela que vem da 

postura e das atitudes dos pais. A personalidade dos filhos é moldada com base no que se apreende dos mínimos atos e palavras dos pais. 

Ignorando o Princípio da Causalidade, os pais que se rendem às práticas de más ações colhem como resultado o sofrimento. Isso não só gera a própria infelicidade, como joga os filhos no fundo da tristeza. Se a agulha não costurar bem, a linha nunca seguirá de forma correta. Educar um filho é dar exemplos por meio da própria conduta. (Palavras de Kentetsu Takamori, no prefácio do livro “Causa e Consequência – Filosofia budista para o dia a dia, de Mauro M. Nakamura)

Leia, ouça e aprenda mais sobre os temas relevantes para o nosso desenvolvimento como seres humanos nos artigos, livros, vídeos, cursos online e eventos da Itiman.

mm
Professor de filosofia budista, cultura japonesa e pensamento nipónico, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *