A ansiedade do presente se deve à incerteza do futuro, que existe no presente. A incerteza sobre o que existe além da morte é inseparável da insegurança e ansiedade que existe aqui e agora, no presente momento.
É claro, portanto, que será impossível solucionar a insegurança e ansiedade (sofrimento) da vida presente, sem encarar de frente e solucionar a questão futura da finitude da vida: a morte e o que vem depois dela.
A filosofia budista explica que a raiz de todo sofrimento humano está unicamente nesta ansiedade existente em todos os seres humanos no presente momento, gerada pela incerteza em relação ao pós-morte, futuro que com certeza virá para todas as pessoas, sem exceção.
“Focar no presente”, “viver cada momento”, “viver um dia de cada vez” é necessário e importante, mas sem considerar o futuro que virá para toda a humanidade (morte e pós-morte), isto torna-se num modo de vida “cego” e desprovido de sabedoria, que leva ao sentimento de um vazio interior e constante necessidade de preenchimento com as nossas atividades quotidianas, como hobbies, um trabalho que nos dê satisfação, terapias complementares para uma vida mais completa, justamente por estes não serem capazes de solucionar, mas de apenas gerir e aliviar temporariamente esta insegurança e ansiedade em relação ao futuro, que todos nós temos.
Por esta razão, se queremos realmente solucionar a ansiedade e sofrimento que temos atualmente, primeiro, temos de olhar claramente para a questão do futuro (morte e pós-morte) e, não apenas “gerir” e “camuflar” esta insegurança, com técnicas, terapias complementares, tratamentos de controlo da ansiedade e filosofias de vida orientais (que são importantes para viver bem um dia de cada vez e sobreviver), mas que efetivamente não solucionam o problema em definitivo.
Somente quando a incerteza e ansiedade em relação ao pós-morte for definitivamente solucionada, poderemos viver todos os dias plenamente, com uma felicidade genuína e duradoura.
Há mais de 2600 anos, Buda Shakyamuni explicou sobre a natureza do ser humano e da vida, sem distorções, embasada no princípio universal da causalidade (causa e consequência) e indicou uma solução completa e definitiva para o sofrimento humano.
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