O passado cria o presente. Da mesma forma, o presente cria o futuro. O presente é a chave que desvenda o passado e o futuro.
Algumas pessoas podem questionar como é possível alguém conhecer os mundos do passado e do futuro. Segundo a filosofia budista, como o presente engloba tanto o passado como o futuro, ver o presente com clareza é conhecer todo o passado e todo o futuro de uma vez. O presente é, de facto, a chave que destranca o passado e o futuro.
O Princípio da Causalidade (Causa e Consequência) verifica-se não apenas nesta vida presente, mas nos três mundos temporais: passado, presente e futuro.
O mundo presente é a nossa vida, o intervalo de tempo do nascimento até à morte. O mundo passado é a nossa vida antes do nascimento e o mundo futuro é a vida após a morte.
A relação entre esses mundos é de causa e consequência. O presente é a consequência do passado e o passado é a causa do presente. O presente é a causa do futuro e o futuro será consequência do presente.
No Sutra da Causalidade esta relação dos três mundos está registada da seguinte forma:
“Se quiser conhecer as causas do passado, observe as consequências do presente. Se quiser conhecer as consequências do futuro, observe as causas do presente.”
Isto quer dizer que para saber que tipo de ações fizemos no passado basta observar os resultados do presente. E que o resultado que colheremos no futuro torna-se claro observando as ações do presente.
Portanto, todas as consequências que recebemos no momento do nascimento, como ter nascido como filhos nos nossos pais, nesta família, neste país, nesta época, com esta aparência física, personalidade e talento foram determinadas pelas nossas ações praticadas em vidas passadas.
Quer saber mais? Então, faça a sua inscrição e participe do Curso Online PRINCÍPIO DA CAUSA E CONSEQUÊNCIA_Base de uma vida feliz | Curso Online com Mauro M. Nakamura.