Blog

  • Home
99BB9124-629F-40BF-9017-806A8058FA29

Uma “caminhada” é o conjunto de etapas ou ações necessárias para atingir um objetivo, conforme a definição do dicionário. O livro CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia iniciou a sua caminhada há pouco mais de seis meses e entrou este mês na sua segunda etapa, com a publicação da sua segunda edição pela Farol, Penguin Livros.

Tudo o que vivemos tem uma causa, e tudo o que fizermos hoje terá consequências no futuro, sejam elas boas ou más, felizes ou infelizes. Se o que fazemos tem um objetivo e valor, então nada é por acaso ou sem sentido. Existe um propósito para viver e um caminho que nos leva até à sua conclusão. 

Este percurso inicia-se com o Princípio da Causalidade, base de toda a filosofia budista, segundo o qual cada ação gera uma consequência, como cada fruto será sempre condizente com a semente que foi plantada. Seja um resultado bom ou mau, o nosso destino será criado pelas nossas próprias ações. 

Causa e Consequência é o primeiro passo para uma vida melhor, para que seja possível sentir e vivenciar, nesta vida, a felicidade plena e duradoura.

Agradeço a todos da 20|20 Editora, agora Penguin Random House Grupo Editorial Portugal, pela publicação, divulgação, distribuição e venda do livro, o que possibilitou que mais pessoas aqui em Portugal também pudessem conhecer, ler, ouvir e estudar esta filosofia milenar, que tive o privilégio de aprender ainda nos saudosos tempos da USP – Universidade de São Paulo, lá no Brasil, e me aprofundar depois, no início dos anos 2000, já no Japão. 

Não posso esquecer dos meus pais, irmãos e toda a minha família do Brasil e do Japão, que sempre me apoiaram, e deixo aqui um agradecimento especial a todos os leitores e leitoras do livro, que leram, me enviaram perguntas, que participaram e participam do Ciclo de Conversas “Nada é por acaso ou sem sentido” nas livrarias de todo o Portugal (continental e ilhas) e pelo Zoom (online) às quintas-feiras, que fazem os cursos online aos sábados, que ouvem a filosofia budista comigo nas palestras online às terças-feiras, que estudam comigo nas aulas particulares e que ofereceram o livro aos familiares e amigos, como forma de partilha e gratidão pelo conteúdo do livro. 

Ao escrever o livro, meu maior esforço foi no sentido de explicar aos leitores de língua portuguesa, por pouco que fosse, o profundo ensinamento transmitido pelo Buda Shakyamuni há mais de 2600 anos, e que foi sendo esclarecido ao longo da História da Humanidade pelos grandes mestres da Índia, China e Japão, sendo que o maior expoente deste último país foi o Mestre Shinran (1173-1263).

Para quem já leu e gostou do “Causa e Consequência”, recomendo fortemente a leitura do livro Porque vivemos (Farol, Penguin Livros), onde o professor Kentetsu Takamori escreveu, à luz das explicações do Mestre Shinran, sobre o mesmo budismo difundido por Shakyamuni, que dá a resposta definitiva à questão fulcral da vida e do ser humano.

Por fim, convido-os a continuarem juntos nesta caminhada, acompanhando e lendo os artigos que publico semanalmente no blog da Itiman.

Um grande abraço e até breve!

MAURO M. NAKAMURA

mm
Professor de filosofia budista, cultura japonesa e pensamento nipónico, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

One Comment

    • Antonio José Calafate dos Santos

    • 12 meses ago

    Parabéns Mauro por mais esta conquista e que continue sua jornada iluminada.
    Muito obrigado por compartilhar este belo e iluminado ensinamento para nós.
    Gratidão 🙏🏻

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *