Blog

  • Home
631FA839-C018-4756-AE69-904DBCBCD6AB

Era uma vez um menino pastor de ovelhas. Seus dias eram tranquilos, tão tranquilos que ele acabou entediado. Então, quando conduzia o rebanho da aldeia para o campo, foi invadido por um pensamento destrutivo. 

— Socorro! Um lobo! Um LOBO! — gritou. 

A aldeia ficou em alvoroço — afinal, as ovelhas eram seu bem mais precioso. Uma multidão acudiu ao local. Porém, nada de lobo. Apenas o menino rolando de dar risada. 

— Era mentira? Estava nos enganando? 

Irritados, os aldeões voltaram para a aldeia.

Dias depois, novos gritos.

— Um lobo! Um LOBO!

Novamente, uma multidão acorreu ao local. E, mais uma vez, tratava-se de mentira. O menino divertia-se com os rostos assustados dos adultos. 

Dias depois, um lobo realmente atacou o rebanho. Apavorado, o menino gritava: 

— Um lobo! É verdade! Por favor, ajudem! 

Ninguém apareceu. Todos achavam que as súplicas eram falsas. E as ovelhas foram todas devoradas. 

Minta e perca a confiança de todos — é algo óbvio, e a fábula de Esopo transmite essa mensagem de forma impressionante. 

Tal desvio de caráter, mesmo quando relativamente inofensivo, acaba por tornar a pessoa mentirosa. 

Atrasar-se para um compromisso, não entregar um trabalho no prazo estabelecido, esquecer o que lhe foi confiado: para a parte afetada, não respeitar uma promessa é o mesmo que mentir. 

Ao incorrer nos mesmos erros e tentar corrigi-los com desculpas, você perderá a confiança das pessoas, como o menino pastor. 

Se tiver consciência que não conseguirá realizar uma promessa, nem a faça. E, caso não consiga cumpri-la, peça desculpas sinceras. 

Leia também o artigo “Ser honesto é ser tolo” e saiba mais sobre o valor da honestidade e sua valiosa prática no nosso dia a dia.

mm
Autor de vários livros japoneses de contos, narrativas e romances históricos, típicos da milenar cultura japonesa. Diretor-presidente e editor-chefe da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. e vice-presidente da ITIMAN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *