Blog

  • Home
C6848478-FAB4-48D1-9C3A-29CEE5E3AABF

No dia 4 de setembro, o filme Tannisho- Mesmo num mundo de diversidades, somos todos iguais foi exibido pela primeira vez na Europa, em Portugal, na 91ª Feira do Livro de Lisboa, com o apoio da 20|20 Editora.

Este anime estreou nos cinemas japoneses no dia 24 de maio de 2019 e mostra o Japão do período Kamakura, no início dos anos 1200. 

Nascido numa família pobre de agricultores, Heijiro é muito inteligente, acima da média das crianças de sua idade. Um dia ele conhece o Mestre Shinran (1173-1262), aprende muito e cresce. 

Ainda adolescente, Heijiro deixa a sua cidade natal em busca dos ensinamentos da filosofia budista transmitidos pelo Mestre Shinran, que havia retornado a Kyoto, capital japonesa da época.

Yuien, no filme de animação japonesa Tannisho o Hiraku, produzido pela Paradise Cafe e Ichimannendo Publishing, em 2019.

Já como aprendiz, recebeu o nome Yuien e estudou o budismo com outros colegas, sob a orientação do Mestre Shinran. Durante os seus estudos, Yuien descobre que sua antiga amiga de infância está em apuros e tenta ajudá-la, sem saber o que e como fazer.

A partir dos sábios conselhos de um colega veterano e colocando em prática o ensinamento budista que aprendeu com o Mestre Shinran, consegue finalmente ajudar e salvar a amiga.

Asa, amiga de infância de Yuinen, em Tannisho o Hiraku (Japão, 2019).

Por que a filosofia budista explica que “mesmo num mundo de diversidades, somos todos iguais”?

O que são boas ações? O que são más ações? 

O que é uma “pessoa boa”? O que é uma “pessoa má”? 

Por que o budismo ensina que “se até uma pessoa boa pode obter a verdadeira felicidade, quanto mais uma pessoa má”? 

Afinal, por que vivemos? Por que mesmo com sofrimentos, temos de continuar a viver? 

Estas são algumas das questões abordadas neste filme de animação japonesa, baseado no clássico da literatura japonesa “Tannisho”. Veja o trailer abaixo.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Formada por pessoas simples mas com um coração enorme, que desejam partilhar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, cada um dentro da sua área de especialidade e do caminho percorrido até os dias atuais, mas todos com um único objetivo: eliminar o sofrimento humano e proporcionar a felicidade plena nesta vida, propósito da vida de todas as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *