Blog

  • Home
6F5EF275-84B9-45B4-8CC6-4909738AD2DE

Este é um princípio que não muda com o tempo nem com o lugar. E continuará a ser válido em quaisquer país e época. Há mais de 2600 anos, Buda Shakyamuni (Siddhartha Gautama) já ensinava que para toda e qualquer consequência, com certeza existiu uma causa, que não há nada que aconteça sem causa, por acaso. 

Isto é explicado em profundidade pelo Princípio da Causalidade (causa e consequência), base de toda a filosofia budista e, também, de uma vida feliz. 

O Princípio da Causalidade explica a relação entre causa e consequência da seguinte forma: 

As boas causas geram boas consequências.
As más causas geram más consequências.
As minhas causas geram as minhas consequências. 

Essas causas referem-se às ações que viemos praticando até hoje, ao longo de todo o nosso passado. A partir de uma compreensão mais profunda do Princípio da Causa e Consequência poderemos perceber melhor por que é que determinados factos acontecem na nossa vida e de que maneira o nosso destino é construído. 

Obviamente, existem situações em que a causa pode ser desconhecida, como no caso da queda de um avião no meio do oceano. No entanto, «a causa ser desconhecida» e «a causa ser inexistente», são situações completamente diferentes. 

Por que sofro? Como posso ser feliz de verdade? Por que nasci como ser humano e estou a viver? Se um dia terei de morrer, com qual propósito e como devo viver para no final poder sentir com toda a sinceridade que realmente valeu a pena ter vivido esta vida? 

Estas são dúvidas comuns para toda a humanidade, que foram respondidas por Shakyamuni a partir do Princípio da Causalidade e explicadas de maneira didática, detalhada e profunda ao longo de toda a filosofia budista, sem nenhuma necessidade de acreditar num ente superior, ter fé ou crença religiosa e livre de dogmas. 

Para chegarmos às respostas a estas questões essenciais da vida e do ser humano o caminho é ler, primordialmente ouvir e compreender o conteúdo do ensinamento, esclarecer as dúvidas e perguntas que naturalmente surgirem e viver em sintonia com o conteúdo e o conhecimento adquirido. 

Você poderá ler mais sobre o Princípio da Causalidade e estes assuntos da filosofia budista, relevantes para o nosso desenvolvimento pleno como seres humanos, nos artigos deste blog.

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *