Blog

  • Home
1C7B6F69-7703-4079-B800-2D0D1E294016

É o que todos nós desejamos e lutamos todos os dias para ter. No entanto, a satisfação de conquistar a maior parte dos objetivos que temos ao longo da vida infelizmente dura pouco, perde a intensidade e, depois de algum tempo, transforma-se em lembrança.

Por outro lado, a felicidade de concluir e realizar o propósito da vida é absolutamente diferente e nunca desaparece. 

A alegria de ter realizado um sonho dura somente por um determinado período; com o tempo ela se esvai e rapidamente nos vemos de volta ao ponto de partida. “Desta vez, as coisas vão ser diferentes”, pensamos e nos esforçamos com redobrada energia. Conseguimos dar a volta por cima e sentimos novamente uma felicidade, mas sem nunca sentir o genuíno júbilo da vida: “Que felicidade ter nascido como ser humano!”.

Nenhuma conquista que logo se desfaz ou é reduzida a mera lembrança pode ser considerada como o verdadeiro propósito de vida. No entanto, muitas pessoas perdem as esperanças, convencidas de que a felicidade plena e duradoura é impossível de obter. Mas será que a nossa vida resume-se em objetivos que fornecem apenas uma felicidade temporária?

Neste mundo em que tudo é transitório, a felicidade que não perece é justamente o desejo comum de todos nós, o propósito de nossas vidas. 

A filosofia budista indica e explica sobre o propósito universal da vida: destruir a raiz do sofrimento, conquistar a imensa alegria de ter nascido e estar vivo como ser humano, e viver com a felicidade plena e duradoura. 

Por mais dura e difícil que seja a vida, temos de seguir em frente até concluir este propósito. As oito décadas da vida de Buda Shakyamuni foram dedicadas exclusivamente à divulgação e explicação desta mensagem. 

Uma introdução à filosofia budista, a partir do seu tema principal, pode ser lido e compreendido no livro “Porque vivemos”.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Onde adquirir o livro:

Dúvidas, perguntas e comentários podem ser enviadas para Mauro Nakamura, pelos seguintes meios:

mm
Professor de filosofia budista, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

One Comment

    • Carla Da Silva

    • 6 meses ago

    Aqui é a Carla Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *