Podemos comparar a nossa vida a uma viagem.
Ao nascer, somos colocados para dentro de um comboio que já estava em movimento. Não sabemos para onde vamos ou em que estação vamos descer.
Ao entrar na carruagem, nos encontramos com várias pessoas: inicialmente nossos pais, irmãos, familiares e, depois, amigos, esposa, marido, filhos e conhecidos. Enquanto estamos a bordo, conversarmos, nos divertimos, comemos e dormimos. Tudo vai bem e somos felizes.
Porém, infelizmente, não será sempre assim. Certamente chegará o momento em que essas pessoas terão que desembarcar e irão se despedir, um a um. Ou ainda, nós é que teremos que descer do comboio e deixar para trás marido, esposa, filhos e amigos.
No livro “Sementes do Coração”, de Kentetsu Takamori, sábias palavras fazem uma reflexão sobre o lado bom, feliz, belo e otimista da vida, ao mesmo tempo que fazem um valioso alerta para uma realidade de que não podemos fugir.
“Nesta vida, todos os elos duram pouco. Somos marido e mulher, pais e filhos, por um período curto. Quando tomamos consciência desta brevidade, o elo de cada instante transforma-se num tesouro.”
Ter a sabedoria de reconhecer esta verdade é que torna possível viver em pleno cada instante da vida, com os nossos familiares, amigos e pessoas que amamos.
- E-mail: mauro.nakamura@itiman.eu
- Facebook: Mauro Nakamura
- Instagram: Mauro Nakamura