Blog

  • Home
802200A5-E78A-4289-A244-9DBE81FE3B35

Muitas vezes, ficamos em dúvida sobre qual caminho seguir na vida. O importante é a própria pessoa tomar essa decisão. Senão, quando enfrentar problemas, não vai conseguir superá-los. Se nós mesmos escolhemos o caminho, poderemos nos reerguer e redirecionar os esforços. (Kentetsu Takamori, autor do livro “Porque vivemos”)

Mas como podemos pensar e nos orientar na hora de tomar essa importantíssima decisão?

Buda Shakyamuni (Siddharta Gautama), precursor da filosofia budista, ensinou que “viver 1 dia consciente do propósito da vida é infinitamente mais feliz do que viver 100 anos, sem saber da razão de ter nascido como ser humano e apenas viver”.

Viver pode ser comparado a um avião que está a voar. 

Num trajeto aéreo, as decisões sobre velocidade e altitude, as alterações de rota devidas ao vento ou à pressão do ar, a atenção aos problemas mecânicos, tudo isto significa escolhas que afetam o “modo de voar”. 

Antes de tomar qualquer decisão, o importante é saber precisamente a direção, ou seja, “para onde se vai voar”.

Nenhum piloto descolaria sem antes determinar o seu destino (objetivo), pois sabe que voar por voar acarretaria uma grande tragédia — a queda e a morte. Da mesma forma, sem um propósito que forneça satisfação e alegria duradouras, a vida não se reduziria apenas a sofrimento? 

Esta é a reflexão extremamente positiva da vida que Shakyamuni fez e encoraja-nos a fazer com as suas sábias palavras. É uma orientação essencial antes de fazermos a escolha do caminho a seguir na vida.

O Budismo, ensinamento transmitido há mais de 2600 anos por Shakyamuni, explica o propósito da vida humana de maneira didática, clara, precisa e sem dogmas, totalmente baseada na Verdade Universal do Princípio da Causalidade (Causa e Consequência) e indica o caminho para a felicidade suprema e plena, possível nesta vida para todas as pessoas.

Leia e saiba mais sobre a filosofia budista no blog da Itiman e nos nossos livros. Participe também dos nossos cursos online, ciclo de palestras presenciais e eventos pelo país.

mm
Professor de filosofia budista, cultura japonesa e pensamento nipónico, autor, diretor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor internacional da Ichimannendo Publishing Co. Ltd. - Tóquio, Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *