“Quanto mais a flor de glicínia se curva, mais as pessoas olham para admirar a sua beleza. Quanto mais humilde for uma pessoa, mais respeito ela cativa. Porém, curvar-se com humildade só para obter respeito é desprezível.” (Kentetsu Takamori, autor livro “Porque vivemos”)
Uma pessoa que inspira respeito é aquela que possui virtudes.
A virtude é algo que não se adquire de um dia para outro, mas é construída a cada ação que praticamos diariamente.
A humildade, uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter, é fruto do reconhecimento e da consciência de que somos todos iguais.
Numa radiografia, todas as pessoas são igualmente reduzidas a nada mais que um conjunto de ossos. Da mesma forma, apesar das diferenças entre os seres humanos: alguns são mais bonitos, há ricos e pobres, homens e mulheres, idosos e jovens, por dentro, o que pensamos e sentimos não é muito diferente do restante da humanidade.
A essência do ser humano é igual em todas as pessoas, independentemente de países, cultura e épocas. É o que ensina a sábia filosofia budista a partir das seguintes palavras:
“Não posso condenar ninguém por maiores que sejam seus defeitos, porque eles não são quase nada se forem aos meus comparados.”
Vamos praticar no dia a dia e adquirir virtudes para a felicidade!
Leia outros textos como este no site da Itiman, em: https://www.itiman.eu