Todos nós queremos viver o presente de maneira plena e feliz. Para isso, precisamos aprender com o passado e sonhar com o futuro. Existe uma relação inseparável e inegável entre o passado, o presente e o futuro.
Tudo o que já vivemos no passado são “valiosos ingredientes” para a nossa vida no presente. Se poderemos viver um presente pleno de felicidade ou não, tudo vai depender da maneira como utilizarmos esses “ingredientes do passado”. Por outras palavras, se refletirmos sobre as nossas ações do passado e aprendermos com elas, poderemos mudar as ações do presente e crescer como seres humanos.
A semente plantada certamente germinará, mas o que não for semeado jamais crescerá. Esta verdade universal do princípio da causalidade (causa e consequência) é a base de uma vida verdadeiramente feliz no presente e no futuro.
Há pessoas que dizem: “é melhor não pensar muito no futuro”, pois “quanto menos pensar no futuro, menos ansiedade tenho”. Mas este não é o caminho para viver o presente em pleno.
Se queremos viver o presente com alegria genuína, precisamos sonhar com o futuro, ter sonhos!! Ter sonhos não é apenas querer satisfazer um grande desejo ou lutar por um ideal. Para que possamos viver o momento presente de verdade, temos de sonhar com a verdadeira felicidade, aquela que é duradoura e plena, e conquistá-la nesta vida, enquanto temos saúde e condições de vivenciar tudo o que a vida tem de melhor.
“Sonhar com o futuro” é saber e ter a certeza do propósito da vida, isto é, saber corretamente a causa básica do sofrimento humano e solucioná-la definitivamente, para então, obter a verdadeira felicidade ainda nesta vida e viver de maneira plena por todo o futuro.
Leia mais sobre este assunto e outros temas da filosofia budista que explicam a vida e o ser humano nos livros “CAUSA E CONSEQUÊNCIA – Filosofia budista para o dia a dia”.